Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Turnê de Ian Anderson, do Jethro Tull, tem inovações e mensagens

Além das recriações como em "Thick As A Brick", o músico fala sobre câncer e da importância para exames preventivos

Ian Anderson, flautista, multi-instrumentista, fundador e símbolo da banda britânica Jethro Tull | Divulgação
Ian Anderson, flautista, multi-instrumentista, fundador e símbolo da banda britânica Jethro Tull (Foto: Divulgação)

Uma conversa com Ian Anderson - flautista, multi-instrumentista, fundador e símbolo da banda britânica Jethro Tull - é sempre surpreendente. Sim, fala-se de música, da turnê dos 40 anos de "Thick As A Brick", clássico do rock progressivo, e da sua sequência em 2012. Mas o papo também desvia para flautas no espaço, um comentário sobre um porta-voz do governo de George W. Bush que morreu de câncer de cólon - e a importância dos exames de próstata.

Aos 64 anos, mais bem arrumado do que o frenético druida de antigamente, Anderson fala com desenvoltura e animação desse último assunto. Ele já perdeu muitos parentes e amigos por causa de cânceres de próstata e cólon. Por isso, sua atual turnê pela Europa, Israel e EUA inclui um esquete que tenta convencer a plateia a fazer exames, além de alusões visuais a vítimas da doença, como o músico Frank Zappa. "É uma mensagem muito séria", disse Anderson à Reuters, tomando uma cerveja em um bar de estação ferroviária. "Se eu levar duas (pessoas da plateia a fazerem exames), posso salvar vidas." Mas que ninguém imagine que a atual turnê, também chamada "Thick As A Brick", seja séria demais ou "cheia de mensagens". Pelo contrário, trata-se de uma alegre celebração do rock progressivo dos anos 1970 - uma exagerada contemplação do próprio umbigo, misturada a execuções musicais frequentemente sublimes. Foi o que seu viu recentemente no lotado teatro Hammersmith Apollo, em Londres, onde Anderson teve o acompanhamento de uma banda enxuta, incluindo um vocalista com voz virtualmente idêntica para ajudá-lo nos solos dobrados do original. Com fôlego e agilidade impressionantes para sua idade, Anderson deu cambalhotas no palco, mantendo os trilados e efeitos da sua flauta por duas horas, e de vez em quando fazendo sua característica pose numa perna só.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.