Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Série

GNT adapta livro de Garcia-Roza para a televisão

Praia de Copacabana, onde se passa a ação de “Romance Policial: Espinosa” | Divulgação/
Praia de Copacabana, onde se passa a ação de “Romance Policial: Espinosa” (Foto: Divulgação/)

O delegado Espinosa vem ganhando vida em meio a um cenário, no Rio de Janeiro. Homem culto, metódico e sobretudo ético, Espinosa é o personagem que estrelou 11 dos 12 romances do escritor carioca Luiz Alfredo Garcia-Roza.

Contudo, apesar do rápido sucesso desde sua primeira aparição, em “O Silêncio da Chuva” (1996), o policial nunca teve uma adaptação para outras mídias. Mas é uma lacuna que está perto de ser preenchida.

Está em curso, há duas semanas, a filmagem de “Romance Policial: Espinosa”, uma série de oito episódios de 45 minutos que vai ao ar a partir de 15 de outubro no canal GNT.

A produção é de responsabilidade da Zola, empresa montada em 2013 por José Henrique Fonseca, Claudia Abreu, Eduardo Pop e Selmo Nissenbaum (hoje, Adilson Xavier e Luiz Noronha também fazem parte da sociedade).

“O bom do Espinosa é que ele não é um cara de ação. Poucas vezes usa a arma. Ele é mais de desvendar enigmas, tem um jeito reflexivo e é o avesso do herói. É um cara comum que poderia ser nosso vizinho”, afirma José Henrique Fonseca, diretor da série ao lado de Vicente Amorim. “A ideia surgiu do GNT e estamos animados em fazê-la durar por mais temporadas. Na obra do Garcia-Roza, há material para muitos anos de ‘Espinosa’.”

Copacabana

A gravação da série está praticamente toda concentrada em Copacabana, o bairro do Rio em que são ambientadas as tramas de Garcia-Roza. A exceção é o interior da 12.ª DP, reproduzido num estúdio do Méier. Nessa primeira temporada, o enredo é adaptado de “Uma Janela em Copacabana”, livro de 2001 em que Espinosa precisa investigar o assassinato em série de policiais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.