• Carregando...
Izabel, a vencedora, chora. | Divulgação
Izabel, a vencedora, chora.| Foto: Divulgação

Quem assistiu pela primeira vez ao reality show de culinária “MasterChef Brasil” nesta terça-feira (15) não deve ter entendido por que ao longo de toda a segunda temporada o programa teve tantos telespectadores.

Até então, quando foi apresentada a final da competição, a Band vinha seguindo o já consagrado formato do reality show em outros países, com algumas adaptações que não prejudicavam seu padrão de qualidade.

Infelizmente, no episódio mais importante, pois seria anunciado oficialmente o vencedor da competição, a produção pisou na bola. E de diversas maneiras.

Parece que os canais de televisão brasileiros não resistem a fazer um grande circo na hora de revelar os vencedores de qualquer espécie de reality show, o que é uma pena. Telespectadores como eu, que são fãs do formato, com certeza ficaram decepcionados.

BOM GOURMET: Cozinha regional brasileira venceu

Prévia

Devido ao grande sucesso do programa nas redes sociais, principalmente no Twitter (em todas as semanas, as menções à hashtag MasterChefBR na internet passavam das 200 mil), foi criado um auditório com algumas “personalidades” com milhões de seguidores no Twitter. Meia hora antes de o programa começar, essas pessoas, entre elas, Preta Gil, Maurício Meirelles (do CQC) e o comentarista esportivo Milton Neves, ficavam fazendo comentários sobre os participantes do programa e apresentando montagens que tentavam ser engraçadinhas da temporada. Parecia mais um circo, mas sem graça alguma.

BLOG POPERÔ: Resumo da final em tweets

Ao vivo?

Agora, a maior gafe do programa foi tentar dar um ar de transmissão ao vivo ao último desafio dos dois participantes. Não há problema algum em a prova já ter sido realizada, uma vez que apenas o preparo dos três pratos levaria 2 horas, mas fazer as pessoas que participaram da gravação da final usar a mesma roupa no programa ao vivo para parecer um ato contínuo foi ridículo, patético. No mínimo, subestimaram a inteligência do telespectador. Fora que a apresentadora, Ana Paula Padrão, na parte ao vivo do programa cometeu alguns atos falhos que mostravam que ela mesma já sabia quem era o vencedor.

Emissoras brasileiras não resistem a fazer um circo ao revelar vencedores em reality shows.Divulgação

Resultado pelo Twitter

Agora, cabe aqui ressaltar que foi muito interessante e inovador eles resolverem publicar o resultado em primeira mão para seus seguidores no Twitter, que eram milhares. Somente ontem foram mais de 1,3 milhão de tweets com a hastag MasterChefBr. Uma pena que a surpresa não tenha sido tão grande, já que a Folha de S.Paulo teve acesso ao resultado anteriormente e fez questão de divulgar que a grande campeã tinha sido a Izabel.

Vencedora

Por falar em Izabel, gostei muito do resultado. A trajetória dela foi bem interessante. Desde o prato que fez para entrar no programa, já demonstrava saber lidar muito bem com o preparo dos alimentos e combinar os sabores. A sua eliminação do programa por ter errado na massa da lasanha (uma massa, justamente sua especialidade) parece ter feito bem à carioca, que, ao receber uma segunda oportunidade, mostrou ter amadurecido e aprendido a lidar com sua ansiedade.

VIVER BEM: Figurino de Ana Paula Padrão foi um tiro que saiu pela culatra

Raul

O segundo colocado ontem, durante grande parte do programa, era o queridinho da audiência. Inclusive da torcida que estava presente na parte ao vivo. Não deu para ele, segundo o chef Erick Jacquin, porque resolveu servir um arroz muito simples como acompanhamento do prato principal. Mas, analisando de fora, sem poder sentir os sabores dos pratos, o menu da Izabel exigia o domínio de muito mais técnicas do que o apresentado por ele. E isso deve ter sido levado em conta pelos jurados na hora da escolha.

Jurados

O comportamento dos chefs jurados, Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella, tanto durante o programa ao vivo quanto na gravada (e eles também tiveram de repetir as roupas) mostrou o lado humano dos três, que estavam visivelmente emocionados. Paola, logo que entrou no estúdio, mal conseguia falar. Mas ela deixou transparecer em vários momentos sua preferência por Raul, inclusive no final, quando disse a Izabel que a partir de agora ela tinha uma grande responsabilidade nas mãos.

HAUS: Conheça os restaurantes dos jurados

Izabel fará um curso de três meses na Cordon Bleu.Divulgação

Prêmio

Izabel agora fará um curso de três meses na escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu, tem em sua conta bancária mais R$ 150 mil, recebeu as chaves de um carro, poderá gastar por um ano R$ 1 mil por mês em compras no Carrefour, além de ter recebido o troféu reconhecido em todos os países onde o programa é realizado.

Reprises e MasterChef Junior

Nas próximas quatro terças-feiras, serão reprisados os melhores momentos do programa, depois disso, no dia 20 de outubro deve estrear a versão para crianças do reality show, o Masterchef Junior, que já teve versões na Austrália, nos Estados Unidos e na Espanha. Aqui no Brasil, eles são exibidos de tempos em tempos pelos canais da rede Discovery na tevê a cabo. O grande desafio, desta vez para os chefs jurados, será explicar para crianças (de 8 a 13 anos) que o prato delas não está bom. Vamos ver se desta vez, a Band tenta não inovar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]