Nesta terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19), acontece em Curitiba a fase itinerante do FELCO Festival Latino-americano da Classe Obreira. Durante este período o CACS Centro Acadêmico de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estará promovendo exibições e debates com entrada franca durante todos os dias do evento.
Criado na Argentina, o objetivo do festival é gerar um espaço de intercâmbio, debatendo as dificuldades de produção, distribuição e exibição do chamado "cinema militante", ao mesmo tempo em que procura mostrar à comunidade documentários e ficções abordando temas como a luta das mulheres, a questão da propriedade privada, os movimentos urbanos, a defesa dos recursos naturais e a própria história desse cinema tão debatido.
As exibições e debates serão realizados sempre a partir das 19 horas no Anfiteatro 800, Reitoria, Edifício D. Pedro I.
Veja a programação de cada dia:
No dia 17, dentro do Programa Mídia, serão exibidos os vídeos "Cordel TV Digital", "O Espetáculo Democrático", além de curtas pela democratização dos meios de comunicação. No Programa 2 Brasil/Ficção e Documentários, "Leviatã a morte de um nordestino em São Paulo", "Construção", Dekassegui" e curtas sob o tema "Problemas do urbanismo, da moradia, crise na PUC e manifestações na França". No dia 18, estarão em exibição "Percal", "Uma mina de ouro em PuelMapu" e "Chile Top Ten", no Programa Onde Está a América Latina.
No último dia (19), serão abordadas as questões da Argentina e Bolívia, com os vídeos: "Volver", "Así es el subte", "De pie", "Los puños erguidos", "Fuzil, metralla, el pueblo no se calla", "Peju Katu Kurimguei", além de documentários brasileiros como "No meio do caminho" e "Hip-hop com dendê".
Serviço: 3º FELCO Festival Latino-americano da Classe Obreira. Dias 17, 18 e 19 de outubro às 19 horas. Anfiteatro 800, Reitoria, Edifício D. Pedro I (Rua General Carneiro, 460) Entrada franca.



