
Assistir a desenhos animados é inevitável para um pai que quer ter assunto com os filhos. Em geral, encarar uma hora inteira de programação de um canal infantil pode ser uma tarefa árdua.
Para rebater a histeria que toma conta de canais dedicados às crianças, experimente assistir ao Charlie e Lola, exibido pelo Discovery Kids.
A série é inspirada nos livros de Lauren Child, escritora e ilustradora inglesa que, no começo de carreira, foi assistente do artista plástico Damien Hirst, um dos nomes mais badalados das artes visuais no mundo hoje (conhecido por ter cortado ao meio um porco e um tubarão, colocado-os em caixas transparentes e levado-os para o museu).
Parte da obra de Lauren saiu no Brasil pela editora Ática, entre eles, estão Eu não Quero Dormir Agora e Eu Nunca Vou Comer Tomate. Os personagens do título são dois irmãos. O mais velho, Charlie, cuida e engole sapos da mais nova, Lola. Mas sem nunca deixar de lado o afeto que sente por ela, mesmo nas situações mais absurdas.
Em um dos episódios, por exemplo, Lola estraga a festa de aniversário do Charlie, abrindo os presentes dele, atrapalhando as brincadeiras e colocando suas músicas para tocar.
Uma das coisas mais legais em Charlie e Lola é a atmosfera. Da música de abertura aos traços da animação que utiliza imagens reais de objetos como jornais, frutas e verduras, misturados aos traços bidimensionais , o desenho tem um ritmo que não é lento como um Backyardigans nem alucinado como a maioria das atrações do Cartoon Network. É o meio-termo perfeito.
As vozes são bacanas e a presença dos adultos é apenas sugerida o que faz lembrar de Charlie Brown e Snoopy, série de clássicos de Charlie Schulz em que os adultos se resumiam a sons inintelígiveis.
Lola tem uma amiga afro-americana, Lotta, e um amigo imaginário, o Soren Lorensen, que aparece sempre em preto-e-branco e é visto somente por ela. Charlie é camarada do Marv.
Como toda produção exibida pelo Discovery Kids, Charlie e Lola vem com uma mensagem: ter irmão (ou irmã) mais novo pode ser engraçado se você tiver a paciência do Charlie. Às vezes, os pais podem se pegar pensando "Essa Lola bem que merecia umas palmadas".
Serviço
Charlie e Lola é exibido pelo Discovery Kids de segunda à sexta-feira, às 8 horas e às 20h30.



