Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Um fruto maduro

Manacá, banda carioca que abriu show para o Beirut em São Paulo, lança primeiro disco de estúdio

Manacá: quarteto carioca, formado há dois anos, mistura ritmos tradicionais brasileiros com rock contemporâneo e música cigana | Divulgação
Manacá: quarteto carioca, formado há dois anos, mistura ritmos tradicionais brasileiros com rock contemporâneo e música cigana (Foto: Divulgação)

O conceito é palpável. Assim que se abre o encarte do disco, entra-se no mundo de Manacá. São referências barrocas e algum sincretismo religioso – imagens de cavaleiros dividem espaço com anjos alados. A música dessa banda carioca também é quase isso. Em seu primeiro disco, lançado pela EMI, Manacá – também pequeno fruto arroxeado, resgatado da literatura de Ariano Suassuna (Romance d’A Pe­­dra do Reino) – viaja das festas folclóricas do século 19 ao agreste nor­­destino por uma via pop.

Formada por Luiz Cesar Pintoni (guitarra), Bruno Baiano (bateria), Daniel Wally (baixo) e Leticia Per­­siles (voz e percussão), a banda tem só dois anos de estrada, mas algumas histórias. Recai sobre o grupo, por exemplo, a responsabilidade pela difusão da música "Elephant Gun" e da própria banda Beirut no Brasil.

Convidada para protagonizar a minissérie Capitu, da Rede Globo (2008), a também atriz Leticia Per­­siles, que viveu a personagem-título, percebeu a possibilidade da utilização da música dos norte-ame­­ricanos na trilha sonora da série dirigida por Luis Fernando Carvalho. "Nosso guitarrista en­­tregou um CD com a música para o Luis Fer­­nando, sugerindo a faixa, já que a gente usava-a em nossos en­­saios", explica Leticia, que iniciou nos palcos aos 11 anos e cantou pela primeira vez aos 14. Ela estudou percussão sinfônica na Escola Villa-Lobos, no Rio de Ja­­neiro. E se identifica com o teatro de rua. "Nossos shows são meio improvisados", diz.

Avançando nos contatos com a banda de Zach Condon, e-mails iam e vinham. Até que o festival Perc Pan – Panorama Percussivo Mun­­dial – surgiu, tendo Beirut co­­mo grande destaque. Depois de shows em Salvador e no Rio de Janeiro, um encontro no Via Funchau, em São Paulo, foi arranjado para setembro deste ano. Manacá seria a banda de abertura – leia mais na matéria abaixo. "Com um bom trabalho as oportunidades vão aparecendo", sintetiza a cantora, que destaca como influência da banda Luiz Gonzaga, o próprio Beirut, outros grupos musicalmente ligadas ao leste europeu e uma "infinidade de artistas consagrados pela mídia".

Construção

As confluências entre os gêneros musicais presentes em Manacá parecem refletir fielmente o que são e pensam os integrantes da banda. A maioria das faixas foram compostas por Leticia e pelo guitarrista Luis Cesar. "Elas foram construídas ao longo de nossa história", diz Leticia. E rock, música regional brasileira – há referências a festas tradicionais, como congadas e "reisados" – e música cigana encontram suporte explosivo na escola hardcore do baterista Bruno Baiano. Para a carioca, "o diálogo tem de existir em qualquer trabalho".

Para essa conversa musical fluir, o produtor Mario Caldato foi requisitado. Conhecido internacionalmente por seus trabalho com Beastie Boys (produziu dois discos), Super Furry Animals e Mo­­lotov, e nacionalmente pela assinatura em álbuns de Bebel Gil­­berto, Marcelo D2 e Nação Zumbi, Caldato parece ter conseguido dar a cara que a banda realmente tem nos palcos.

"Foi uma honra trabalhar com o Mario. Ele foi superssimples conosco e o entrosamento foi ótimo. Nós eramos estreantes em estúdio, mas ele teve muita paciência para gravar", lembra Letícia.

O produtor aceitou todas as sugestões da banda, inclusive a inclusão de uma rabeca – "ele não conhecia o instrumento" – em uma das faixas. Ao todo são 12 mú­­sicas, incluindo um cover de "Canto de Ossanha" (Vinícius de Moraes e Baden Powell) e uma versão acústica de "O Galo Cantou", também presente no disco em versão integral.

Atualmente, o quarteto ensaia para o show de lançamento do álbum, no próximo dia 29, no Rio de Janeiro. "No momento o disco merece uma atenção especial", diz Leticia, de folga dos palcos enquanto atriz, mas se preparando para uma maratona enquanto vocalista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.