Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

Um modelo consolidado

Acesso mais direto à obra do autor homenageado e estrutura que facilitou a circulação do público foram destaques da décima edição da Festa Literária Internacional de Paraty

Ampliação das atividades em torno da obra Carlos Drummond de Andrade, homenageado desta edição, foi um dos destaques da Flip | André Conti/Divulgação
Ampliação das atividades em torno da obra Carlos Drummond de Andrade, homenageado desta edição, foi um dos destaques da Flip (Foto: André Conti/Divulgação)

A décima edição da Flip, encerrada no último domingo, marcou a consolidação de um modelo desenvolvido ao longo da última década, com mudanças pontuais bem recebidas pelo público, mas mostrou também a permanência de impasses na organização do evento, como a decisão de não pagar cachês a autores e mediadores, postura que divide o setor.

Entre as novidades, destacaram-se a ampliação das atividades em torno do autor homenageado — este ano, Carlos Drummond de Andrade — e as alterações na disposição das tendas e espaços expositivos, que facilitaram a circulação do público, mas também receberam algumas ressalvas.

Com curadoria do jornalista Miguel Conde, cuja participação foi confirmada para a próxima Flip, a edição deste ano teve como novidade mais visível a extensão da homenagem a Drummond por toda a programação principal. Até 2011, eram realizadas apenas algumas mesas sobre os homenageados. Em 2012, além delas, houve leitura de poemas de Drummond na abertura de todas as mesas. Assim, o público teve um acesso mais direto à sua obra. A Tenda dos Autores testemunhou cenas memoráveis, como a leitura do "Poema de Sete Faces" pelo poeta sírio Adonis, em tradução para o árabe feita pelo próprio, a partir da versão em francês.

Ainda não se sabe se a experiência será repetida no ano que vem, assim como não se sabe quem será o homenageado. Há especulações sobre o nome de Graciliano Ramos, autor que chegou a ser cogitado para 2012 e cuja morte completa 60 anos em 2013. Mas Mauro Munhoz, presidente da Casa Azul, fundação organizadora, garante que o nome ainda não foi definido. "Nós só vamos fazer o anúncio entre agosto e setembro", disse Munhoz, em entrevista coletiva, que também contou com a participação da inglesa Liz Calder, a idealizadora da Flip. Munhoz destacou ainda o estreitamento dos laços do festival com Paraty na última década. "Tivemos 135 eventos em todas as partes de Paraty, e uma estimativa de 25 mil visitantes na cidade nos cinco dias."

Estrutura

O público encontrou este ano uma estrutura diferente das edições anteriores. No espaço onde, no ano passado, havia um corredor institucional com estandes de patrocinadores, foi criada uma área livre à beira do Rio Perequê-Açu, ligando as tendas dos Autores e do Telão. O espaço, ocupado por uma exposição de Walter Craveiro, fotógrafo oficial do evento, com 46 retratos de autores presentes desde a primeira edição, valorizou a paisagem de Paraty e facilitou a circulação do público. Mas houve críticas quanto à localização da livraria, mais distante da Tenda dos Autores. Também há descontentamentos com relação ao fato de a Flip não pagar cachês para debatedores e mediadores — o que, no caso dos mediadores, pode ser revisto em 2013.

Entre as mesas que mais empolgaram, destacam-se as três em homenagem a Drummond, principalmente a conversa erudita e espirituosa entre os críticos Alcides Vilaça e Antonio Carlos Secchin, na quinta-feira, e a intervenção comovente do poeta Carlito Azevedo, que leu poema inédito em homenagem a Drummond na abertura da mesa de domingo, com Eucanaã Ferraz.

Também fizeram sucesso o debate sobre política e cultura árabe entre o poeta sírio Adonis e o escritor franco-libanês Amin Maalouf, na sexta-feira; o animado bate-papo com os cartunistas Laerte e Angeli na noite de sábado e a simpática conversa entre Rubens Figueiredo e Francisco Dantas no domingo. A maior decepção da programação foi o americano Jonathan Franzen, uma das atrações mais aguardadas, que protagonizou uma mesa arrastada no horário nobre de sexta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.