
Assistir a sua banda preferida ao vivo nem sempre é garantia de uma experiência satisfatória. Alguns fatores podem atrapalhar e até estragar esse momento: som mal-regulado, chuva, atrasos, áreas vips e muita aglomeração são apenas alguns deles. O mesmo vale para outros espetáculos culturais e eventos esportivos.
Talvez por isso, a exibição de shows, óperas, balés e jogos tem atraído cada vez mais público aos cinemas. Transmitidas ao vivo e em altíssima resolução, essas sessões permitem ao espectador a atenção em detalhes que poderiam passar despercebidos a olho nu.
Um exemplo são as sessões regulares de espetáculos do Metropolitan Opera de Nova York. Do segundo semestre do ano passado até junho deste ano foram exibidas oito montagens, mobilizadas pelo público em cinemas de Curitiba a partir da distribuidora de filmes sob demanda MOBZ. "Isso só é possível graças à digitalização dos cinemas, que permite a transmissão de espetáculos via satélite. Também se deve à mudança de hábito do público que, depois da internet, quer ter acesso a tudo de maneira dinâmica e imediata", explica Fabio Lima, diretor da MOBZ.
Arena
Graças a essa nova tendência, apreciadores e profissionais de dança também têm tido a chance de conferir bem de perto os movimentos de bailarinos da principal companhia do mundo, o Ballet Bolshoi de Moscou. Montagens clássicas, como O Quebra Nozes e Don Quixote, já ganharam sessões cinematográficas, transmitidas diretamente do teatro-sede da companhia, sediado na capital russa.
Fãs de rock e pop também compõem o perfil desses espectadores. Um exemplo recente foi a exibição do documentário Foo Fighters: Back and Forth, também promovida pela MOBZ, no final do mês de junho. Além de assistir ao filme simultaneamente ao público estrangeiro, os brasileiros que compareceram às sessões presenciaram uma apresentação ao vivo e em 3D das canções do mais recente álbum do grupo, Wasting Light.
"São eventos que têm como principal característica a reprodução do sentimento de arena, além da reunião de pessoas em torno de um mesmo interesse", conta Lima, citando ainda uma nova modalidade que deve se expandir: a transmissão de eventos esportivos. No final de maio, a distribuidora promoveu nos cinemas a exibição da final da Liga dos Campeões, entre os times Manchester United e Barcelona. Para o mês que vem, a MOBZ prevê ainda a transmissão de partidas do torneio de tênis US Open.
E não para por aí. De acordo com o diretor, em 2012, fãs de teatro poderão conferir nos cinemas peças do dramaturgo inglês William Shakespeare transmitidas diretamente do tradicional Globe Theatre, em Londres.
Para os que ainda não tiveram a oportunidade de viver essa experiência, há duas oportunidades à vista: a mais recente turnê da cantora australiana Kylie Minogue em 3D, nos dias 26 e 27, e o show ao vivo do mais novo álbum da banda californiana Red Hot Chili Peppers, Im with You, no dia 30. Difícil será não derrubar a pipoca e o refrigerante.
Serviço:
Kylie 3D: Aphrodite Les Folies Live in London. Dias 26 e 27, em cinemas e horários a confirmar. Mais informações no site kylie.mobz.me.
Im with You, show da banda Red Hot Chili Peppers. UCI Palladium (Av. Pres. Kennedy, 4.121 Portão). Dia 30, às 22 horas. Ingressos a R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada) à venda no site www.uci.com.br.
* * * *
Interatividade
Você já assistiu a um espetáculo musical, de dança ou esportivo no cinema? Gostou da experiência?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.




