Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
teatro

Um papo direto com Juca de Oliveira

Ator apresenta o solo Happy Hour no cenário de um bar, falando sobre política, sexo e comportamento. A direção é de Jô Soares

Juca compartilha suas ideias no palco | Divulgação
Juca compartilha suas ideias no palco (Foto: Divulgação)

Juca de Oliveira se deu conta de que, nas últimas décadas, passou mais tempo em companhia dos espectadores do que com a própria família, mas nunca havia conversado "pessoalmente" com seu público, apenas com a mediação de personagens. A constatação surtiu efeito. O ator reuniu textos soltos que havia escrito e, sob a batuta do amigo de longa data Jô Soares, montou o espetáculo-solo Happy Hour.

"Agora é um papo direto. Um ator único falando sobre suas próprias coisas", diz, sobre a peça que apresenta de sexta a domingo, no Teatro Fernanda Montenegro.

Há algum tempo, a corrupção dos políticos é o tema que tem lhe interessado mais como matéria-prima de sua dramaturgia. Como se viu em Às Favas com os Escrúpulos, na qual contracenava com Bibi Ferreira, também sob a direção de Jô.

Dessa vez, contudo, o ator ampliou seu leque de assuntos. Entre comentários sobre corrupção e ética, fala de sexo, comportamento, educação das crianças e trânsito. O tom da conversa é cômico.

Juca diz ser inevitável cair na comédia, uma vez que lida com personagens viciosos – sim, ele se refere aos políticos brasileiros. "A grande maravilha da comédia é que se baseia fundamentalmente na verdade. Do choque entre a realidade concreta e o ato espúrio da pessoa viciosa, nasce o absurdo, e as pessoas riem", acredita. Para ele, "a comédia é mobilizadora". Ativa o raciocínio, vira assunto em mesas de amigos e leva as pessoas a modificarem suas posturas.

Juca está em Curitiba desde o começo da semana, aproveitando as manhãs para caminhas 7 km no Parque Barigüi. Na terça-feira, fez uma apresentação fechada para um grupo de médicos, no Guairão. "Para 2,5 mil pessoas, sozinho! Foi chocante, um delírio. Nunca vi participação (do público) tão ruidosa!", vibra.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.