Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
250 km

Um pedacinho da história de ucranianos e germânicos

As regiões das Colônias Witmarsum e Entre Rios e do município de Prudentópolis são as que mais concentram a cultura eslavo-germânica no estado. Por conta disso, tornaram-se um roteiro que agrada não só a descendentes, mas também interessados e estudiosos da cultura dessas etnias. A gastronomia, os hábitos, a arquitetura e a história da imigração desses povos está disponível para ser degustada e apreciada. O passeio fica completo com a visita às famosas cachoeiras de Prudentópolis.

Witmarsum foi fundada por um movimento de imigrantes alemães que haviam se estabelecido em Santa Catarina e se transferiram para Palmeira. Prudentópolis recebeu certa vez cerca de 1.500 famílias de ucranianos, que hoje representam quase 80% da população. Já Entre Rios, fundada por alemães suábios, começou a ser construída na década de 50 por um grupo de 500 famílias.

A Cooperativa Paranaense de Turismo oferece a rota eslavo-germânica para grupos a partir de 20 pessoas. No entanto, pode ser feita de forma independente.

O roteiro de agências inclui visitas ao museu de Witmarsum e à casa de uma família pioneira menonita. Em Prudentópolis, passeios por um apiário, até a igreja matriz de São Josefat – que realiza missas em ucraniano. Em Entre Rios, a rota leva à choperia e aos artesãos locais.

Para conhecer Witmarsum é necessário fazer agendamento com a associação de turismo local. É possível ver chácara de pôneis, fazendas produtoras de leite e conhecer a história da colônia germânica.

Em Prudentópolis estão os saltos São João – com 84 metros de altura – e do Rio Branco, que fica próximo a cidade, mas que só pode ser visitado com guias que a Secretaria de Turismo oferece.

Entre Rios foi construída por imigrantes alemães suábios, que habitavam as margens do Rio Danúbio na Alemanha, Áustria e Iugoslávia. A localidade foi organizada como cooperativa.

Como chegar

Para chegar a Witmarsum, pela BR-277 até São Luís do Purunã e, depois, pela BR-376. Prudentópolis, siga a BR-376 até Ponta Grossa e, depois, a BR-373. Entre Rios, pela BR-373 até Guarapuava e lá pegue a PR-170.

Pedágios nas praças de Balsa Nova Palmeira, Imbituva e Prudentópolis.Pacote de três dias (hospedagem, alimentação e sem parte rodoviária): R$ 300 por pessoa.Fonte: Cooperativa Paranaense de Turismo e Associação de Moradores de Witmarsum.

Cooperativa Paranaense de Turismo, (41) 3353-6267. Associação de Turismo de Witmarsun – Awitur, (42) 3254-1450. Secretaria de Turismo de Prudentópolis, (42) 3446-8003.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.