Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Um sonho para viver nas Minas Gerais

O compositor Beto Guedes reúne canções pouco conhecidas em seu mais recente projeto, Outros Clássicos, que acaba de ser lançado em formato de CD e DVD

 | Fotos: Divulgação
(Foto: Fotos: Divulgação)
 |

1 de 1

Beto Guedes vai completar 60 anos em agosto e, ao fazer um balanço de seu percurso até aqui, constata que ter participado do Clube da Esquina foi decisivo. Aquele movimento musical que surgiu em Minas Gerais, e aproximou, entre outros, Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso e Beto Guedes, abriu horizontes para todos eles. Na última quarta-feira (2), Guedes concedeu entrevista, por telefone, à Gazeta do Povo. Inicialmente, o compositor estava um tanto lento. Somente após dez minutos, quando o repórter começou a citar canções de autoria do artista, como "Feira Moderna", a conversa fluiu.

"Implico com a letra de ‘Feira Moderna’. Vou fazer o quê?", diz o compositor, referindo-se a uma de suas mais conhecidas canções, gravada pelos Paralamas do Sucesso, que tem frases elaboradas, melódicas e, em alguma medida, nonsense: "Tua cor é o que eles olham, velha chaga/ Teu sorriso é o que eles temem, medo, medo/ Feira moderna, o convite sensual/ Oh! telefonista, a palavra já morreu/ Meu coração é novo/ E eu nem li o jornal."

Depois de uma dezena de álbuns autorais viabilizados por gravadoras multinacionais (Odeon e Sony), Guedes acaba de ver pronto o seu mais recente projeto, Outros Clássicos, que rendeu um CD e um DVD.

O repertório foi escolhido, pela internet, por fãs. São 17 canções, muitas das quais não se tornaram tão conhecidas, a exemplo de "O Medo de Amar É o Medo de Ser Livre", "Meu Ninho" e "Lágrimas de Amor". "São os meus lados ‘B’. Eu não poderia deixar de registrar essas canções", diz Guedes. A gravação aconteceu durante uma apresentação, no dia 14 de junho do ano passado, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Esse projeto foi viabilizado a partir dos mecanismos da Lei Rouanet e, num segundo mo­­mento, o artista estabeleceu parceria com a gravadora Biscoito Fino, que está distribuindo o CD e o DVD. Guedes acredita que, desde que aconteceu a transformação no mercado fonográfico, com o advento da pirataria e do acesso gratuito a canções por meio da internet, a solução para os artistas, como ele, é assumir a produção completa e, finalizada a gravação, encontrar parceiros para fazer acontecer. "Pelo menos para quem, como eu, não é a Ivete Sangalo, o negócio é somar forças", comenta.

Mas dificuldades não são novidade para ele. Desde a época da gravação do álbum Clube da Esquina, de 1972, Guedes está acostumado a remar contra a maré. O hoje lendário LP duplo demorou para ser aprovado pelos executivos da EMI. "Foi necessária muita articulação para convencer os empresários a investir no álbum, hoje um marco histórico", afirma.

O legado dos mineiros do Clube da Esquina foi um refinamento melódico, que Guedes reconhece em inúmeros artistas contemporâneos, inclusive nas bandas de Minas Gerais que fazem sucesso há pelo menos uma década, como o Jota Quest e o Skank – "Esses meninos devem ter escutado muito as canções do Clube da Esquina."

Guedes, por sua vez, não está escutando canções atualmente, "talvez por preguiça", mas conta que já chegou a passar mais de dez horas diárias conferindo álbuns e mais álbuns. "A vida impõe outras necessidades", diz o pai de dois filhos homens, "de mais de 20 anos", e de Ana, 6.

Antes de desligar o telefone, e encerrar a entrevista, Guedes contou que, entre as suas 70 composições, as que ele mais admira são "Amor de Índio" e "O Sal da Terra". "Mas cada música bate de um jeito em cada pessoa. Você (diz ao repórter) gosta de ‘Feira Moderna’, que eu não gosto. Fazer o quê? Não tem como controlar a recepção da nossa obra", finaliza.

Serviço: Outros Clássicos, de Beto Guedes. Biscoito Fino. Preço médio: R$ 33,90 (CD) e R$ 44,90 (DVD).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.