
Pense num filme B de aventura.
Caminhar pela exposição Mundo Jurássico no ParkShopping Barigüi, que reúne réplicas de dinossauros de vários tamanhos inclusive a de um Tiranossauro Rex de seis metros de altura e 15 metros de comprimento deve ser uma experiência próxima à de visitar (se fosse possível) um set de filmagem de Ed Wood (1924-1978), um cineasta célebre por criar bizarrices cultuadas como Plano 9 do Espaço Sideral (1959).
Parte da mostra, em cartaz até 7 de setembro, apresenta cenas de batalha pela sobrevivência em que um Velociraptor devora um Brontossauro, por exemplo. Entre outras coisas, os guias vestidos como se estivessem num safári e com megafones explicam que um dos consultores na criação dos bichos que o público vê trabalhou para Steven Spielberg em Jurassic Park Parque dos Dinossaros (1993).
Os dinossauros são robotizados e mexem a cabeça, as patas e a mandíbula. Eles "respiram", piscam os olhos e emitem grunhidos estranhos.
A viagem começa com a exibição de um vídeo de cinco minutos em que se aprende que os dinossauros habitaram a Terra há 67 milhões de anos. Até que um asteróide de dez quilômetros de comprimento atingiu o planeta, caindo no mar e gerando uma onda gigante que devastou todo o globo e matou os dinos.
O acompanhamento dos guias dura pouco algo entre cinco e dez minutos e depois as crianças ficam livres para desenhar e brincar nos comandos de dois robôs deixados à disposição dos visitantes. Antes, porém, elas precisam passar pelo Rex. O monstro de seis metros é o ponto alto da visita e conta até com gelo seco para criar um clima.



