Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
em Série

Uma garota de programa

Billie Piper: personagem inspirada em uma espécie de Bruna Surfistinha | Divulgação
Billie Piper: personagem inspirada em uma espécie de Bruna Surfistinha (Foto: Divulgação)

O frisson infantil de botar as mãos no diário secreto da gatinha da escola tem um equivalente adulto. É Segredos de uma Garota de Programa, série inglesa que o VH1 começa a exibir por aqui hoje, às 23 horas. E bota adulto nisso.

Protagonizado por Billie Piper, o seriado conta, sem censura, as aventuras apimentadas de uma prostituta de alto nível em Londres. As histórias saíram do teclado de uma personagem da vida real: Belle de Jour, uma espécie de Bruna Surfistinha da Terra da Rainha que manteve um blog confessional de sucesso, cujos textos foram reunidos num livro best seller.

São relatos de uma profissional do sexo que trabalha por dinheiro, sim, mas também por puro gosto pela coisa. Billie Piper (de Doctor Who) interpreta Hannah (nome de guerra Belle), uma garota de programa a serviço de uma agência de elite. Bem maquiada, vestida e com modos aristocráticos, a turma de prostitutas atende a nata da clientela londrina. E recebe pilhas de dinheiro por isso.

Para traduzir o tom confessional dos relatos de Belle de Jour, Segredos de uma Garota de Programa adota uma linguagem de diário filmado. Enquanto satisfaz as fantasias de seus clientes, a protagonista fala diretamente com a câmera, cheia de malícia. É como se o espectador tivesse acesso à intimidade dela.

A trama da primeira temporada é um fiapo. Belle trabalha sem grandes dramas, seja empunhando um chicote e vestida de látex, seja num ménage à trois, ou proporcionando uma golden shower (para quem não conhece, a explicação é impublicável). Não espere pornografia, porém. O tratamento é como o daquelas faixas eróticas da tevê paga, com direito a clipes sensuais da protagonista (sim, ela expõe vários nacos do corpo).

A abertura também adota o estilo soft porn, com imagens ultracoloridas de Piper ao som de "You Know I’m no Good", de Amy Winehouse. À primeira vista meio morna, a primeira leva de episódios — são apenas oito — tem como grande conflito a amizade cheia de lances complicados de Hannah e seu ex-namorado Ben (Iddo Goldberg). Mas convém ter paciência. A temporada inicial funciona mais como uma apresentação dos personagens, que ganham contornos bem mais interessantes na segunda temporada. É quando a garota da vida demostra ter também um coração.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.