
Diretor consagrado pela comédia Se Beber, Não Case (2009), Todd Phillips escala um dos atores daquele filme, Zach Galifianakis, ao lado de Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), para compor a dupla central de Um Parto de Viagem (veja trailer, fotos e horários das sessões).
O enredo: arquiteto chato e careta, Peter (Robert Downey Jr.), está a serviço em Atlanta, louco para voltar para casa. Motivo: seu primeiro filho está para nascer. O seu azar começa quando ele encontra a bordo do avião para Los Angeles o gordinho espaçoso Ethan (Zach Galifianakis).
O cara cria tanta encrenca que ambos acabam postos para fora do avião. Peter entra na lista dos "proibidos de voar", uma norma que passou a vigorar depois do 11 de Setembro, quando alguém age de modo suspeito a bordo. O arquiteto quer ir para casa de automóvel. Mas sua carteira ficou no avião... Ele não encontra outra saída senão aceitar a carona do mesmo Ethan que lhe causou toda a encrenca, ao lado de seu cachorrinho.
Ethan é o tipo mais imprevisível do mundo incluindo aí tiradas de humor grosseiro, como o detalhe de que ele só adormece se masturbando. Egocêntrico e carente, ele é um ator que botou na cabeça que vai se dar bem na meca do cinema, atuando em algum seriado de tevê de sucesso seu favorito é Two and a Half Men.
A jornada da dupla é, como se pode imaginar, repleta de incidentes desagradáveis envolvendo uma briga com um funcionário de um posto de correspondência que acaba com o espancamento de Peter. Enfim, desta vez o diretor Todd Phillips, coautor do roteiro (ao lado de Alan R. Cohen, Alan Freedland e Adam Sztykiel) errou a mão, criando uma comédia truncada, com piadas de gosto duvidoso. E Robert Downey Jr., tirando férias de seus filmes de herois, como Homem de Ferro e Sherlock Holmes, parece genuinamente irritado com o que lhe propuseram aqui.



