Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Erudita

Uma viagem de volta à terra natal

Concerto reúne, hoje e amanhã, a cantora lírica Kismara Pessatti e o Trio Porto Alegre na Capela Santa Maria. Repertório é composto por obras de Beethoven, Guerra-Peixe, Mahler e Lori Laitman

Kismara Pessatti: artista canta em Curitiba após 12 anos vivendo no exterior | Divulgação
Kismara Pessatti: artista canta em Curitiba após 12 anos vivendo no exterior (Foto: Divulgação)
Trio Porto Alegre: reestreia da nova formação ao lado de cantora lírica |

1 de 1

Trio Porto Alegre: reestreia da nova formação ao lado de cantora lírica

Sob a orientação das cantoras líricas e preparadoras vocais Neyde Thomas e Denise Sartori, uma geração de potentes vozes saiu de Curitiba rumo às principais óperas do mundo. A contralto Kismara Pessatti, por exemplo, após concluir o curso de Canto Lírico da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em 1998, partiu para a Europa, onde construiu uma sólida carreira, com passagens por companhias importantes, como a Ópera de Zurique, que integrou durante cinco anos.

Há mais de uma década longe de sua cidade natal, Kismara, no entanto, nunca pode ter uma de suas performances apreciadas por sua família ou seus amigos, residentes em Curitiba. Graças aos esforços do produtor Álvaro Collaço, essa situação está com os dias contados.

Ao lado do Trio Porto Alegre, Kismara Pessatti faz dois concertos, hoje e amanhã, na Capela Santa Maria (confira o serviço completo). "Ela nunca se apresentou em Curitiba com esse status, de cantora lírica reconhecida internacionalmente", explica Collaço, idealizador do concerto.

Acompanhada dos músicos Cármelo de Los Santos (violino), Hugo Pilger (violoncelo) e Ney Fialkow (piano), atuais integrantes do Trio Porto Alegre – formação criada na capital gaúcha, em 1959 – Kismara irá interpretar um repertório raro, formado por obras compostas para trio com piano e voz. "Não há muitas obras nessa linha, em parte porque muitos compositores acreditam ser o trio com piano uma formação que se basta por si", conta Collaço.

A tarefa de pesquisar um possível repertório para a formação ficou a cargo de Kismara, que en­­controu um conjunto de canções populares de influência irlandesa escritas por Beethoven (1770-1827) sob encomenda, nos séculos 18 e 19. "São canções populares, mas que se perderam no tempo. Estamos fazendo uma es­­pécie de resgate", conta a cantora.

Além de sete canções de Beethoven, o repertório do concerto conta com o "Trio para Violino, Violoncelo e Piano", de César Guerra-Peixe (1914-1993), forte influência do Trio Porto Alegre; a obra "Daughters", da compositora norte-americana Lori Laitman, sobre poemas de Anne Ranasinghe e Karen Gershon; e "Canções das Crianças Mortas", de Gustav Mahler (1860-1911), sobre poemas de Friedrich Rückert. "O maior desafio, além da diversidade do repertório, será não me emocionar demais. São canções muito tocantes, vai ser difícil me conter", revela Kismara.

Serviço

Série Música de Câmara – Recitais com Kismara Pessatti e Trio Porto Alegre. Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Cons. Laurindo, 273), (41) 3321-2840. Dias 11 e 12, às 20 horas. Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não-perecível). Confira o serviço completo

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.