Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
HQs

Unidos por uma só causa

Gibiteca sedia festa de quadrinhos independentes

Confira o gabarito |
Confira o gabarito (Foto: )

Se em lugares como os EUA e a Europa, ser desenhista de quadrinhos é uma profissão capaz de proporcionar não apenas um bom padrão financeiro, mas uma profissão estável e duradoura, no Brasil, a situação é bem diferente.

Tanto que, grande parte dos desenhistas brasileiros acaba sendo exportada para grandes estúdios internacionais e os que aqui permanecem, encontram sérias dificuldades para divulgar, publicar e sobreviver de suas criações.

Discutir o atual panorama dos quadrinhos independentes brasileiros e a utilização da internet como uma ferramenta de divulgação e distribuição dos trabalhos dos artistas são os objetivos primordiais da 1.ª Festa do Quadrinho Independente, evento que acontece neste sábado, a partir das 13 horas, na Gibiteca de Curitiba.

Organizada por um grupo de quadrinistas locais, entre eles os autores da revista trimestral Quadrinhópole – publicada de forma independente pelo roteirista Leonardo Melo e o desenhista André Caliman – a festa irá contar com lançamentos de revistas de diversas regiões do país, uma feira de quadrinhos novos e usados com promoções especiais promovidas pala Itiban Comic Shop, além de debates sobre o mercado editorial.

"Estamos vivendo um momento de expansão de títulos independentes. Nossa idéia é aproveitar essa produção, unindo os artistas em um mesmo evento, para facilitar a divulgação e chamar a atenção das pessoas para este tipo de iniciativa", explica Leonardo Melo, 24 anos, editor e roteirista da Quadrinhópole, que lança sua quarta edição durante a festa.

Na semana

E a realização de eventos voltados ao gênero quadrinhos não pára após o término da 1.ª Festa do Quadrinho Independente. Na segunda-feira, às 19h30, o tema do fórum Segunda Língua Estrangeira, promovido pela Aliança Francesa na Fnac ParkShopping Barigüi (Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, lj. 101), serão as histórias do jovem repórter Tintin e seu cachorro Milu, criações do desenhista belga Georges Remi.

Já na terça-feira, às 19 horas, o chargista Alberto Bennett, jornalista e ilustrador profissional da Gazeta do Povo, inaugura a mostra Eu Tenho Graves Problemas Mentais, na Sala Gilda Belczak, do Centro Cultural Solar do Barão (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533). A exposição, que tem entrada franca, fica em cartaz até o dia 23 de setembro e o horário de visitação é das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas (de terça a sexta-feira) e das 12 às 18 horas (sábados e domingos).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.