Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Urban e os Ovos de Dinossauro na Sala de Estar

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)
O jornalista Rafael Urban ficou fascinado pela história da nutricionista Ragnhild Borgomanero |

1 de 1

O jornalista Rafael Urban ficou fascinado pela história da nutricionista Ragnhild Borgomanero

O jornalista e cineasta curitibano Rafael Urban, de 25 anos, percebeu que tinha diante de si um ótimo tema para um documentário há quase dois anos, quando era repórter do jornal Folha de Londrina e escreveu, em 2009, um perfil de Ragnhild Borgomanero, nutricionista de formação, amante inveterada de música erudita e colecionadora de peças inusitadas oriundas do mundo inteiro e até de fora do planeta.

Em uma conversa que se estendeu do início da noite até 4 horas da manhã, Urban descobriu não apenas a fabulosa coleção guardada a sete chaves em seis cristaleiras no interior de uma sala de 90 metros quadrados da Vila Ametista, casa de Ragnhild, localizada no Alto da XV.

Viu-se diante de uma personagem sensacional, cuja vida renderia alguns filmes de vários gêneros.

Nascida na Alemanha de mãe norueguesa, Ragnhild , de 77 anos, é viúva do diplomata Guido Borgomanero, que morreu em 2005, aos 83 anos. Com o marido, ela viajou pelo mundo e ajudou a cultivar e a preservar os tesouros que guarda com todo zelo até hoje.

Nas cristaleiras e no cômodo, podem ser encontrados exemplares de todos os tipos de gemas existentes no planeta, uma pata de mamute, fósseis; uma amostra de pó da Lua (recolhida durante a missão americana Apollo 15); e um ninho fossilizado de ovos de dinossauro.

Atônito diante desse tesouro inusitado, Urban decidiu batizar seu curta-metragem de Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, que tem pré-estreia hoje, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba.

"Ela (Ragnhild) era uma nutricionista pioneira renomada na Noruega, já estava na academia quando conheceu o Guido nos anos 60.

Resolveu deixar tudo para trás e acompanhá-lo nessa aventura que foi o casamento deles", conta o jornalista.

Além das cenas gravadas com Ragnhild Borgomanero, contou com material de dez DVDs editados por ela a partir de milhares de slides, fotos e gravações em áudio do marido Guido falando sobre a coleção.

Serviço: Pré-estreia do documentário Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, de Rafael Urban. Hoje, às 20 horas. Cinemateca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco). Após a exibição haverá debate com a colecionadora e a equipe.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.