Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arte

Vanguardas artísticas precisam lutar para se consolidar

História da arte e da cultura pop mostra que muitos movimentos que se tornaram hegemônicos são recebidos com reserva

“Le Pont du chemin de fer a Argenteuil”, de Claude Monet, avaliado em 40 milhões de dólares, retrata nada mais que duas pessoas olhando um barquinho passando por uma ponte: considerado “vulgar” em sua época | mt/as/rix/MARIO TAMA
“Le Pont du chemin de fer a Argenteuil”, de Claude Monet, avaliado em 40 milhões de dólares, retrata nada mais que duas pessoas olhando um barquinho passando por uma ponte: considerado “vulgar” em sua época (Foto: mt/as/rix/MARIO TAMA)

IIMPRESSIONISMO

A ascensão da “arte torta” de nomes como Monet e Van Gogh foi primeiro combatida e desacreditada até se consolidar dando início à arte moderna. O mesmo se deu com outras vanguardas negativas como o surrealismo e o dadaísmo.

SAMBA

O aparecimento do samba , no início do século 20, foi combatido pelo Estado, que usava violência para acabar com rodas e festas. A partir do Estado Novo, compositores foram incentivados a produzir canções ufanistas e o samba foi assimilado.

TROPICALISMO

A mistura antropofágica entre o folclore brasileiro, a musica mais popular e o rock psicodélico foi recebida com estranheza pela classe artística conservadora do Brasil. Hoje os tropicalistas Gilberto Gil e Caetano Veloso são nomes importantes da MPB.

PUNK ROCK

Nos anos 1970, o punk rock surgiu nos Estados Unidos e Inglaterra,com o lema Faça Você Mesmo . Nascido para combater o “mercado”, o movimento logo foi engolido e cuspido de volta para a sociedade em forma de mercadoria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.