Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Vestido de Juliette Binoche impede a exibição de filme no Irã

Os iranianos não assistirão nos cinemas ao filme mais recente do diretor Abbas Kiarostami, Copie Conforme, exibido no último Festival de Cannes, devido principalmente ao vestido que a atriz Juliette Binoche usa, anunciou o governo. "O filme não é ruim", declarou o vice-ministro da Cultura, Javad Shamaqdari. "Mas, por causa do vestido de Juliette Binoche, não poderá ser exibido nas salas de cinema", acrescentou, sem explicar o problema exato com a roupa da atriz. "Poderá ser mostrado em determinadas universidades e certos círculos privados", disse.

No domingo passado em Cannes, Juliette Binoche recebeu o prêmio de melhor atriz do festival por seu papel. Ao agradecer o prêmio no Palácio dos Festivais, a francesa exibiu um papel com o nome do diretor iraniano Jafar Panahi, que estava preso há mais de um mês. Panahi foi liberado na última terça-feira sob fiança, 48 horas depois do encerramento do Festival de Cannes, para o qual havia sido convidado a integrar o júri.

O vice-ministro iraniano da Cultura afirmou que não assistiu ao filme de Kiaraostami em Cannes, e sim em uma sala en Paris. "Havia 35 espectadores em uma sala de 300 lugares, em sua maioria pessoas mais velhas", disse. "O filme mostra a solidão das pessoas de certa idade por causa da situação das famílias, relacionada com as liberdades que existem na Europa", analisou o político. "Aqui não teria muito público, apenas os iranianos que têm um modo de vida ocidental", completou, antes de afirmar que Kiarostami "não tenta divulgar o filme no Irã".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.