Cerca de 250 integrantes do movimento da Via Campesina estão, na manhã desta quinta-feira, fazendo uma manifestação contra testes de campo para sementes do tipo terminator (estéreis) em frente ao Expo Trade Center, em Pinhais - região metropolitana de Curitiba - local onde acontece a 8.ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP8), evento da ONU.
O Brasil já teria adotado posição contrária aos testes, mas, segundo a rádio CBN, quatro países ainda lutam para liberar pesquisas com as sementes, entre eles Estados Unidos e Canadá. Os agricultores querem que o Brasil mantenha a posição, independente das possíveis pressões exercidas - principalmente - pelos EUA.
A decisão sobre a liberação das pesquisas com as sementes deve sair nesta quinta ou na sexta-feira - último dia da conferência.
A primeira intenção dos manifestantes era fechar a entrada do Expo Trade e desta maneira impedir a chegada das delegações. Mas após acordo com a polícia, a decisão foi de fazer um corredor por onde passam os representantes de cada país. A cada delegação que passa, os agricultores vaiam.
Apesar da manifestação, o trânsito nas ruas próximas ao Expo Trade flui normalmente. Cerca de 200 policiais, entre PMs e e policiais rodoviários estão no local acompanhando a manifestação.



