
A visita do poeta norte-americano Jerome Rothenberg e o início das peças de teatro baseadas em obras literárias são os principais destaques da programação do Curitiba Literária a partir desta terça-feira (06). O evento, que homenageia o escritor e cineasta Valêncio Xavier nesta primeira edição, teve início no domingo (4) e vai até sábado (10). Ele conta com diversas atividades, eventos musicais, exposições e conversas com escritores. Uma tenda - auditório, montada na praça Osório, será o palco principal do evento, que contará também com shows musicais na Boca Maldita, sempre das 12h30 às 13h30.
Visitas
Autor de mais de 50 livros de poesia e professor de Literatura da Universidade da Califórnia, Rothenberg desenvolve há mais de três décadas uma pesquisa em torno da etnopoesia. Além da palestra nesta terça-feira, às 19h, na tenda - auditório, o poeta lança o seu livro "Etnopoesia do Milênio", a primeira edição em português dos seus trabalhos.
Além da visita, a programação de debates na tenda - auditório terá o Encontro de Gerações, com a participação dos escritores Ignácio de Loyola Brandão, Miguel Sanches Neto e Daniel Galera a partir das 14h. A mediação é o jornalista Ricardo Sabbag. Já a partir das 16h, é a vez de Literatura e Quotidiano, no qual autores paranaenses Assionara Souza e Severo Brudzinski vão debater o tema, com a mediação de Glória Kirinus. À noite, às 20h, no Teatro Paiol, o destaque é para o escritor Luiz Vilela, que participa da edição do Paiol Literário.
Teatro
A partir de quarta-feira (7) a literatura entra em palco com peças baseadas em obras literárias no Teatro Paiol. Três montagens serão apresentadas. O primeiro espetáculo, "A descoberta das Américas", adaptado da obra de Dario Fo, será realizado na quarta-feira (07), às 21h30. A direção é de Alessandra Vanucci. O ingresso é um livro novo de literatura.
Na quinta-feira (08), às 21h30, será apresentada a peça "Caderno Rosa de Lori Lamby", a partir de um texto polêmico de Hilda Hilst, sobre uma menina precoce que escreve pornografias para ajudar o pai em dificuldades. O espetáculo tem direção de Pedro Brício. A última peça é "Inutilezas", baseada na obra do escritor Manoel de Barros, com direção de Moacir Chaves. O espetáculo será apresentado sábado (10), às 20h.
Ingressos e outras atrações
Os ingressos para alguns shows deverão ser trocados por um livro de literatura novo na Livraria Dario Vellozo. Este também é o caso das três peças de teatro que acontecerão no Teatro Paiol. Desde segunda-feira (5), os ingressos para a mesa-redonda "Transitares", com Kledir Ramil, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes e Tony Bellotto, que acontecerá na quinta-feira (8), podem ser retirados no Sesc da Esquina.
O show de encerramento do Curitiba Literária acontece no sábado (10), na Boca Maldita, às 13h. O programa Memória Musical, desenvolvido pelo Sesc, terá a presença da Banda Excelsior e da dupla Kleiton e Kledir, em uma homenagem à Tom Jobim.
Interatividade
Tudo o que acontece durante o evento pode ser acompanhado por um blog com informações sobre a programação do evento, o calendário de atividades, fotografias e currículos dos escritores e poetas participantes, clipes das bandas e grupos musicais, reportagens e matérias divulgadas pela imprensa.
Tenda
A tenda auditório montada na Praça Osório é local de referência para os principais debates, com autores brasileiros e estrangeiros. Também estarão no evento os escritores mexicanos David Toscana e Ignácio Padilla, o colombiano Efraim Medina Reyes, os autores nacionais Paulo Lins (autor de "Cidade de Deus"), Miguel Sanches Neto, Moacyr Scliar, Eric Nepomuceno e Ignácio de Loyola Brandão vão passar pelo local.
Na praça também haverá uma Feira de livros e shows. A programação se estende ainda para o Sesc da Esquina e o Teatro Paiol.



