• Carregando...

A versatilidade é provavelmente um dos méritos mais impressionantes do currículo do Quarteto de Cordas de Leipzig, que se apresenta hoje, às 20h30, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha).

O conjunto, que leva o nome da cidade da Saxônia Alemã, foi fundado em 1988 por Andreas Seidel, Tilman Büning (violinos), Ivo Bauer (viola) e Matthias Moosdorf (violoncelo). Conta com mais de meia centena de gravações, que vão de Wolfgang Amadeus Mozart a John Cage. Venceu a Competição Internacional ARD de Munique, em 1991, e os prêmios Irmãos Busch e Siemens. Nos anos 90, realizou uma extensa turnê pelos Estados Unidos, Europa, África e Ásia.

"É o créme de la créme, talvez o quarteto número um do mundo", elogia Roberto Ring, violoncelista e diretor artístico do evento. O conjunto foi convidado para integrar o circuito de concertos Itaú Personalité, graças ao rico histórico de gravações. "Os discos deles são excelentes, e a gente, fuçando pela Internet, descobriu o contato do agente e acabou fazendo o convite. Foi um interesse sem amizade prévia, estritamente artístico", comenta Ring. Em São Paulo, os alemães promoveram uma master class para o quarteto composto por integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, considerada a melhor da América Latina. "O pessoal daqui foi à loucura. Todos adoraram e respeitaram muito os convidados", reitera Ring.

Repertório

O repertório do concerto curitibano privilegiou a linha clássica romântica, dedicado à música de câmara de três compositores célebres. Ludwig Van Beethoven será representado pelo Quarteto em Fá menor op.95, de 1811, conhecido como "Serioso", termo cunhado pelo compositor alemão para caracterizar o scherzo, palavra que em italiano significa, contraditoriamente, brincadeira. Beethoven teria dito que o quarteto foi escrito para conhecedores do gênero e que jamais deveria ser executado em público (foi executado abertamente apenas em 1814). Hoje é lembrado como uma peça seminal, porque antecipa as técnicas e características que o compositor usaria em suas obras mais tardias.

A segunda peça do programa é Quarteto de Cordas n.º 13, escrita por Franz Schubert entre fevereiro e março de 1824. Tornou-se conhecida como o Quarteto Rosamunde, porque o autor reutilizou uma parte na música incidental que criou para o balé homônimo. Trata-se, também, do único quarteto publicado por Schubert em vida, graças ao enorme sucesso das apresentações iniciais realizadas pelo quarteto de seu amigo Schuppanzigh, que recebeu a dedicatória da obra. Uma de suas partes mais destacadas é o "Allegretto", conhecido pela apropriação da melodia de um lied composto por Schubert em 1819 a partir do poema Os Deuses da Grécia, de Schiller. O programa encerra com o terceiro e último quarteto de cordas escrito por Robert Schumann, que não está entre os seus trabalhos mais famosos, mas é considerado a incursão mais ambiciosa do alemão no gênero.

Indícios

O evento de hoje integra o que era conhecido, até há duas semanas, como a série dos Concertos Bank Boston. Com a incorporação da filial brasileira do banco norte-americano pelo Itaú, o programa passa ser denominado Concertos Itaú Personnalité. A mudança não implica em alterações no projeto, que deverá trazer a Curitiba, no último concerto da série para 2006, no dia 24 de outubro, o jovem violinista russo Ilya Gringolts. O recital do eslavo será integralmente dedicado às sonatas e partituras para violino-solo de Johann Sebastian Bach.

O projeto musical surgiu há 13 anos com a proposta de firmar no Brasil um circuito de apresentações de notáveis concertistas internacionais. Em 2006, Curitiba foi incluída pela primeira vez no itinerário, que conta ainda com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. O projeto também prevê ações educativas em todas as cidades que atinge, como a aula master class aberta ao público que permitiu às violinistas paranaenses Priscila Vargas e Martina Lohmann tocar com Régis Pasquier, um dos maiores mestres no instrumento.

De acordo com Roberto Ring, a boa receptividade das apresentações em Curitiba deverá manter a presença da cidade na agenda do projeto para o próximo ano, caso ele seja confirmado. "Não temos nenhum posição oficial do Itaú, mas há bons indícios de que a iniciativa será mantida em 2007", afirma Ring.

Serviço: Concertos Itaú Personnalité – Quarteto de Cordas de Leipzig. Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (R. XV de Novembro, s/n.º), (41) 3304-7982. Hoje, às 20h30. Ingressos à venda a R$ 36 e R$ 24 (clientes Itaú Personnalité) na bilheteria e por tele-entrega: (41) 3253-0003. Informações: www.interartemusica.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]