Música é uma delícia, mas a superdosagem dela pode ser prejudicial à saúde. Que o diga Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest. Depois de dez anos à frente da banda mineira, ele acaba de descobrir que perdeu 30% da audição do ouvido direito. "Estou ferrado, porque essas lesões são irreversíveis. Já perdi esses 30%. Agora, vou ter que me adequar a isso", conta.
O drama de Flausino é mostrado no documentário "20%", presente no novo DVD do Jota Quest, "Até onde vai". Entre diversas outras coisas, o filme mostra a visita do músico ao otorrinolaringologista: o cantor de 35 anos toma um susto ao saber da notícia. "Eu fiz audiometria e até tomografia, porque sentia muita dor e chegava a ficar surdo depois dos shows. Ficava com aquele zunido na cabeça", lembra.
De acordo com Flausino, o problema foi causado pelo earfone, um fone de ouvido que os músicos usam durante o show para ter o "retorno", ou seja, o som que o público está recebendo. "Eu me viciei no earfone, ele ajuda muito. Todo músico usa. (O guitarrista britânico) Eric Clapton perdeu parte da audição e (o baterista britânico) Phil Collins teve que parar de tocar por causa desse problema".
Preocupado com a situação de seus ouvidos, o vocalista do Jota Quest pretende prestar atenção no assunto e investir num tratamento. Ele dá um recado para jovens músicos. "Quando acabar a turnê de shows nos Estados Unidos e na Europa, farei novos exames. E quero dar uma dica para quem está começando: cuide de seus ouvidos".



