
Três pessoas morrem em Os Pássaros (1963). Para os padrões atuais de matança em filmes de suspense ou de terror, três é uma mixaria.
O clássico que Alfred Hitchcock (1899-1980) dirigiu depois de Psicose se baseia numa história de Daphne Du Maurier sobre uma cidadezinha californiana com um nome musical Bodega Bay aterrorizada por pássaros.
Lentamente e, depois, repentinamente, as aves da região começam a enlouquecer e atacar quem quer que seja. Uma das sacadas do filme é não explicar o porquê, deixando espaço para interpretações.
Apenas três morrem e é possível que você chegue ao fim do filme com "desejo de sangue", como descreveu o crítico Andrew Sarris, na época em que o filme estreou. Amanhã, o Espaço Itaú passa a exibir uma versão restaurada do filme, em formato digital (DCP).
O comentário de Sarris tem a ver com a trinca antipática de personagens em torno da qual a história se desenrola: Melanie Daniels (Tippi Hedren, uma das loiras do Hitchcock), Mitch Brenner (Rod Taylor) e Lydia Brenner (Jessica Tandy).
Melanie é uma socialite adepta a pregar peças nos outros, na falta de algo melhor para fazer. Ela encontra um adversário à altura no advogado Mitch, que a confunde de propósito com uma vendedora numa pet shop. Lydia é a mãe dele, uma senhora superprotetora de olhos arregalados e nenhum senso de humor.
Depois do encontro na pet shop, Melanie fica encucada com Mitch e corre para anotar o número da placa do carro. Ele estava procurando um presente para a irmã, lovebirds (um tipo de periquito), mas saiu da loja sem nada.
Melanie resolve fazer mais uma das suas, compra um par de periquitos e viaja de San Francisco até Bodega Bay, para deixar o presente dentro da casa dele sem que ninguém a veja.
No instante em que encontra Mitch, ela está de tocaia num barco nos arredores da casa dele (a cidade é uma baía). Ao se aproximar do deque onde o homem a espera, acontece o primeiro ataque de gaivota. É como se a violência dos pássaros e é só uma das interpretações possíveis estivesse ligada à atração entre Melanie e Mitch. À medida que os dois ficam mais chegados, mais violentas as aves ficam.
Não há música na trilha sonora, somente o som de vários tipos de pássaros. E um clima estranho, com um senso de humor tenso, marca o filme todo.



