Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Você torce pelos pássaros no clássico de Hitchcock

Filme de 1963 reestreia em versão restaurada e mostra três personagens antipáticos aterrorizados por um bando aves

Aves sofrem uma mudança inexplicável e passam a atacar os moradores de Bodega Bay na história de Daphne Du Maurier | Divulgação
Aves sofrem uma mudança inexplicável e passam a atacar os moradores de Bodega Bay na história de Daphne Du Maurier (Foto: Divulgação)

Três pessoas morrem em Os Pássaros (1963). Para os padrões atuais de matança em filmes de suspense ou de terror, três é uma mixaria.

O clássico que Alfred Hitchcock (1899-1980) dirigiu depois de Psicose se baseia numa história de Daphne Du Maurier sobre uma cidadezinha californiana com um nome musical – Bodega Bay – aterrorizada por pássaros.

Lentamente e, depois, repentinamente, as aves da região começam a enlouquecer e atacar quem quer que seja. Uma das sacadas do filme é não explicar o porquê, deixando espaço para interpretações.

Apenas três morrem e é possível que você chegue ao fim do filme com "desejo de sangue", como descreveu o crítico Andrew Sarris, na época em que o filme estreou. Amanhã, o Espaço Itaú passa a exibir uma versão restaurada do filme, em formato digital (DCP).

O comentário de Sarris tem a ver com a trinca antipática de personagens em torno da qual a história se desenrola: Melanie Daniels (Tippi Hedren, uma das loiras do Hitchcock), Mitch Brenner (Rod Taylor) e Lydia Brenner (Jessica Tandy).

Melanie é uma socialite adepta a pregar peças nos outros, na falta de algo melhor para fazer. Ela encontra um adversário à altura no advogado Mitch, que a confunde de propósito com uma vendedora numa pet shop. Lydia é a mãe dele, uma senhora superprotetora de olhos arregalados e nenhum senso de humor.

Depois do encontro na pet shop, Melanie fica encucada com Mitch e corre para anotar o número da placa do carro. Ele estava procurando um presente para a irmã, lovebirds (um tipo de periquito), mas saiu da loja sem nada.

Melanie resolve fazer mais uma das suas, compra um par de periquitos e viaja de San Francisco até Bodega Bay, para deixar o presente dentro da casa dele sem que ninguém a veja.

No instante em que encontra Mitch, ela está de tocaia num barco nos arredores da casa dele (a cidade é uma baía). Ao se aproximar do deque onde o homem a espera, acontece o primeiro ataque de gaivota. É como se a violência dos pássaros– e é só uma das interpretações possíveis – estivesse ligada à atração entre Melanie e Mitch. À medida que os dois ficam mais chegados, mais violentas as aves ficam.

Não há música na trilha sonora, somente o som de vários tipos de pássaros. E um clima estranho, com um senso de humor tenso, marca o filme todo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.