• Carregando...

O cineasta Pedro Almodóvar pode começar a sonhar de novo com Hollywood, pois a Academia de Cinema espanhola escolheu, nesta quinta-feira, o seu filme "Volver" para representar o país na próxima cerimônia do Oscar. "Volver" competia com "Alatriste", de Agustín Díaz Yanes, e ''Salvador'', de Manuel Huerga, para ser apresentado à Academia de Hollywood na categoria de melhor filme estrangeiro.

Os filmes que disputarão o Oscar serão anunciados em 23 de janeiro.

Almodóvar, que já conta com duas das cobiçadas estatuetas - uma de melhor filme estrangeiro por "Tudo sobre minha mãe", em 1999, e outra pelo roteiro de "Fale com ela", em 2002 -, recebeu a notícia em Los Angeles, onde se encontra promovendo seu filme, que estreará nos Estados Unidos no dia 3 de novembro.

- Fez muito sucesso na Europa, porém acredito que a reação aqui é mais entusiasmada - declarou o cineasta à Cadena Ser.

O diretor confiou que o trabalho de promoção, a força da Sony Pictures Classics - que tem os direitos do filme - e a notícia sobre sua candidatura conseguirão que o filme seja nomeado.

- É tudo tão superlativo que o sensato é não acreditar também - disse, contudo, um cauteloso Almodóvar, declarando-se ''pouco triunfalista''.

O filme conta com a participação de Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo e Yohana Cobo. Trata-se de uma tragicomédia sobre a morte, a infância, a solidão e a luta feminina, e se desenvolve entre La Mancha, terra natal de Almodóvar, e um bairro da periferia de Madri.

"Volver" estreou em março na Espanha, com sucesso de público e crítica, e começou a ganhar prêmios no Festival de Cannes, onde ficou com o melhor roteiro e suas atrizes ganharam o Prêmio Coletivo de Interpretação Feminina, concedido pelo festival.

A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá no dia 25 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]