
É no mínimo intrigante que Francis Ford Coppola, diretor de obras-primas como O Podersoso Chefão, Apocalipse Now e A Conversação, tenha escolhido Walter Salles para dirigir a versão cinematográfica de On the Road Pé na Estrada.
Nada contra o cineasta carioca, que tem no currículo os sucessos internacionais Central do Brasil e Diários de Motocicleta. O que surpreende é o fato de um brasileiro ter sido a opção para levar à tela uma história tão profundamente norte-americana.
É bem possível que Coppola tenha tomado a decisão depois de assistir a Diários de Motocicleta, que reconstitui a viagem pela América do Sul de Che Guevara e seu melhor amigo de juventude, Alberto Granado. São muitos os pontos em comum entre a história de Jack Kerouac e a jornada dos argentinos pelo nosso continente. Tanto que o roteirista de On the Road será o mesmo, o porto-riquenho José Rivera, indicado ao Oscar por Diários.
Não se sabe ainda quem serão os atores principais do filme. Para o papel de Sal, alter ego de Kerouac, quem está cotado é Jake Gyllenhaal, um dos caubóis gays de O Segredo de Brokeback Mountain. Também já foi citado Billy Crudup, o roqueiro de Quase Famosos. Salles, no entanto, diz ainda não ter nomes definidos. O elenco só deverá ser anunciado no início de 2008.


