• Carregando...
Anoushka Shankar, citarista e compositora  britânica. | /Divulgação
Anoushka Shankar, citarista e compositora britânica.| Foto: /Divulgação

1. Weezer – Weezer (The White Album). Pop rock / Alternativo.

Décimo álbum de estúdio do grupo de rock alternativo, o disco está sendo considerado um dos melhores lançamentos da banda em muito tempo. Sem título, o álbum segue a tradição de discos homônimos do Weezer que são chamados pelas cores – “Blue” (1994), “Green” (2001), “Red” (2008) e, agora, “The White Album”. O trabalho vem sendo relacionado com a sonoridade e as temáticas que marcaram as principais músicas do grupo nos anos 1990 e início dos anos 2000 – um presente para os indies saudosos. (RRC)

2. Pet Shop Boys – Super. Eletrônica.

Ícone da música eletrônica dos anos 1980, o duo britânico lança mais um trabalho voltado para as pistas. Os críticos que já ouviram “Super” dizem que o trabalho não traz nenhuma novidade de fato, mas concordam que o som do Pet Shop Boys – envolto por certa atmosfera de synthpop oitentista, influenciado pelo dance dos anos 1990 e polido com recursos dos anos 2000 – continua sendo muito próprio do duo. (RRC)

3. Anoushka Shankar – Land of Gold. World Music.

A citarista britânica, filha do mestre indiano Ravi Shankar (e meia-irmã de Norah Jones), fez “Land of Gold” em resposta à crise humanitária dos refugiados de guerra. As faixas falam de fronteiras, incerteza, vulnerabilidade, perda de identidade, guiadas pela som mágico da cítara de Anoushka – cuja música incorpora elementos de minimalismo, jazz e música eletrônica. O tema do álbum ganha força com a participação de convidados como a rapper M.I.A., militante da causa dos refugiados, e da cantora teuto-turca Alev Lenz, que gravou a faixa título. (RRC)

4. Charles Bradley – “Changes”. Soul/Funk.

Dono de uma das mais belas vozes do soul, Charles Bradley, 67, lança seu terceiro disco sob o selo da Daptone Records – gravadora americana independente responsável por grandes vozes do gospel, funk, afrobeat e soul como Sharon Jones & The Dap Kings. “Changes” completa uma lista de ótimos discos do cantor: “No Time for Dreaming” (2011) e “Victim of Love” (2013), cuja faixa-título foi considerada pela crítica uma das melhores músicas de 2013. As onze faixas do novo disco mostram um Bradley ainda romântico e dramático como nos trabalhos anteriores, mas também um otimista que pede mudanças para o mundo e homenageia os EUA (ouça “God Bless America”). As demais músicas pesam a mão nos metais, guitarra e baixo, que recriam a aura do soul das décadas de 60 e 70, fazendo lembrar nomes como Ray Charles e Otis Redding. (Gisele Barão, especial para a Gazeta do Povo)

5. “The Life Of Pablo” – Kanye West. Hip-hop.

Lançado em fevereiro exclusivamente no Tidal, serviço de streaming de Jay Z que ninguém quer realmente assinar, o esperado novo álbum do rapper norte-americano Kanye West chega a outras plataformas – inclusive à Apple, para onde o artista disse que a obra jamais iria. O disco foi bem recebido pela maior parte da crítica, que destacou a força criativa e a originalidade de Kanye, embora “The Life Of Pablo” também tenha sido descrito como um trabalho um tanto confuso e com pontas soltas. (RRC)

Ouça uma playlist com faixas destes e outros lançamentos desta sexta-feira no Spotify:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]