• Carregando...

O White Stripes não está hypado. O White Stripes é hype. Conforme se aproxima o dia do lançamento de "Icky thump" (18 de junho), sexto disco da dupla roqueira de Detroit, a expectativa em torno do álbum ganha tons de histeria. Semana passada, o universo virtual surtou com a divulgação do clipe do primeiro single, homônimo ao disco. Em poucos dias, foram mais de cem mil acessos no Youtube (assista ao clipe no site do Globo Online. Requer cadastro).

A letra critica a relação entre EUA e México. No vídeo, o guitarrista Jack White aparece em cenas supostamente gravadas na fronteira entre os dois países e, ainda, tocando ao lado de sua ex-esposa, a baterista Meg White. Num rápido plano que já está sendo chamado de "a imagem mais cool do rock hoje", Jack tapa os olhos de Meg com as mãos enquanto ela toca bateria.

Boa parte do intenso falatório sobre o disco sucessor de "Get behind me Satan" se deve à boataria que inundou o mundo da música ano passado, quando Jack lançou o primeiro álbum de seu novo grupo, o Racounters. Ele ficou tão empolgado com o sucesso da banda que muita gente podia apostar que aquilo significava o fim do White Stripes. Em vez disso, o guitarrista se trancou num estúdio de Nashville com Meg no início deste ano e, três semanas depois, apareceu garantindo ter gravado o trabalho mais pesado desses dez anos de banda.

A julgar pela pesadíssima "Icky thump", a primeira faixa, Jack estava coberto de razão. A música tem riffs de guitarra selvagens, em boa parte setentistas, e versos ácidos ("Bem, Americanos, o quê?/ Nada melhor para fazer?/ Por que você não se chuta para fora?/ Você é um imigrante também"). Mas o álbum, de 13 canções, também traz baladas. "A martyr for my love for you" traz uma das melodias mais bonitas já criadas pela dupla e a letra não fica para trás ("Eu poderia ficar mais um pouco/ Mas mais cedo ou mais tarde eu vou quebrar seu sorriso").

Quando vier à luz, "Icky thump" vai aplacar a sede de milhares de ávidos fãs. Postado no Youtube em março, um simples vídeo de 30 segundos mostrando Jack Whit gravando um trecho do disco no estúdio foi visto mais de 140 mil vezes. A ansiedade chegou a gerar boatos sobre um falso adiamento na data de lançamento do disco e datas mentirosas de shows para a promoção do álbum. Mas calma, gente. Agora falta pouco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]