
Woody Allen, que completa 75 anos na próxima semana, começa seu novo filme mostrando que, na opinião dele, velhice não traz sabedoria coisa nenhuma. A primeira cena mostra uma senhora simpática procurando uma vidente para saber de sua vida. É que seu marido, depois de 40 anos de casamento, decidiu abandoná-la. Achava que simplesmente não podia aceitar a velhice assim, parado, sem fazer nada para impedir os fatos da vida.
O marido é Anthony Hopkins. Ele resolveu que vai enfrentar a velhice tentando ser novo mais uma vez. Começa a malhar, correr, e na busca de uma vida sexualmente ativa, sem conseguir conquistar ninguém, acaba pagando por uma prostituta. Os dois se casam. Mas ela, obviamente, só quer o dinheiro dele. A velhice, para o personagem de Hopkins, só trouxe a chance de uma DST e a burrice de trocar o certo pelo duvidoso.
Os jovens não aparecem muito melhor na figura. O personagem de Josh Brolin (Onde os Fracos Não Têm Vez), casado com a bela Naomi Watts, não consegue mais dar atenção à esposa. Só quer saber de olhar pela janela para ver uma moça se despindo (Freida Pinto, de Quem Quer Ser um Milionário?). Vai atrás dela. Descobre que ela vai se casar. Mas os dois não resistem ao flerte e acabam se separando para ficar juntos.
Mais tarde, quando já está com a nova mulher, o personagem de Brolin se toca que, assim como podia ver a vizinha de sua casa, agora pode ver o apartamento da ex-mulher. E Allen tem um toque de gênio ao fazer com que ele veja Naomi Watts igualmente se despindo.
Assim é Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos (confira trailer, fotos e horários das sessões), que estreia hoje nos cinemas. Fala de um mundo de desejo, em que todos querem mudar de vida. Mas fala principalmente sobre a ilusão que esse desejo traz. Ao ver uma moça bem mais jovem ou a vizinha sensual, os personagens acreditam que basta conseguir aquilo que estão vendo para chegar aonde querem. Quando conseguem, veem que a grama do seu lado do muro é que era mais verde.
E não são só os homens que Allen pinta assim. Além da vizinha que larga o noivo, a própria personagem de Naomi Watts tem o mesmo desejo e a mesma ilusão. No caso dela, a vontade é de largar tudo para ficar com o patrão (Antonio Banderas), dono de uma galeria de arte. E ele, aliás, também está abandonando a esposa por uma artista mais jovem.
No fim das contas, a única personagem que parece chegar ao filme mais feliz do que começou é a velha senhora (Gemma Jones) que consulta a vidente. Talvez porque aquilo que para ela parece trazer conforto é algo mais estável do que a imagem de uma vizinha se trocando na janela. Iludida? Se for, a dela é, durante a história, a única ilusão que não se perde. GGGG




