A presidência do Senado encerra em si poderes (e, convenhamos, mordomias) que são inacessíveis aos outros senadores. Contudo, tanto Davi Alcolumbre quanto todos os outros continuam sendo senadores durante a presidência. Assim sendo, somam-se os direitos do Senador e os poderes do presidente. Certamente a caneta de um Senador que exerce também a presidência tem mais peso, ainda que não esteja usando oficialmente de suas prerrogativas.
Com efeito, o presidente do Senado pode iniciar ou travar pautas com relativa facilidade, ainda que o clamor popular avance em sentido oposto. No caso de Alcolumbre, por exemplo, temos a mesma pauta que gera críticas a Hugo Motta: a anistia. É que o Senador pretende apresentar um projeto de Lei que, na prática, esvaziaria o PL da anistia, tão esperado pelos presos do 8 de janeiro. Sua aliança com o governo é ponto chave para entender o porquê de tal propositura.
No Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (29), vamos analisar a proposta que Alcolumbre deve apresentar aos seus pares já no próximo mês. Ao mesmo tempo, vamos falar da conturbada relação entre Hugo Motta e Oposição, e como isso pode afetar a liberdade dos presos do 8 de janeiro.
Alcolumbre, Hugo Motta e PL da anistia: confira os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (29)
Primeiramente, trataremos do PL do Presidente do Senado, e das possíveis implicações que o texto pode ter tanto para Alcolumbre quanto para a pauta da anistia;
Do mesmo modo, olharemos para a relação conturbada entre o presidente da Câmara, Hugo Motta, e a bancada de oposição;
Enquanto a anistia segue alvo de debates, Lula leva uma comitiva de 20 pessoas até Roma, para o funeral do papa. A oposição quer explicações;
Traremos também data, horário e local da próxima manifestação convocada por Jair Bolsonaro;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 09h30, no canal da Gazeta do Povo no youtube. Ative o lembrete para não perder nenhum segundo.



