Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paulinho cede

Bolsonaro pode ser beneficiado com anistia: Café com a Gazeta do Povo

PL da Dosimetria. Quando esse nome surgiu, o furor tomou conta. A direita, que há muito espera pelo que considera questão de justiça, acabara de celebrar a aprovação da urgência, e tomou um baque que mudaria os rumos da história dos réus do 8 de janeiro. Paulinho da Força, porém, parece ter sentido a pressão: agora, o deputado já fala em beneficiar Jair Bolsonaro no projeto. Mas resta saber: beneficiar como? com a famosa alteração de dosimetria? Ou Paulinho já se rendeu à anistia ampla, geral e irrestrita?

Ver o futuro dos réus do 8 de janeiro nas mãos de Temer e Aécio deixou um amargo intragável na boca da direita. A luta segue, mas com um problema que antes não estava no radar: muito para além da esquerda, agora a pedra no sapato é o centrão.

O centrão, aliás, não fica pra trás quando o assunto é poder. Fisiológicos e estratégicos, estão sempre de olho nas emendas e indicações, e são capazes de tudo para manter sua capacidade de articulação. Às vésperas das eleições de 2026, não dá para arriscar perder emendas que irão para os currais eleitorais, ajudando assim a "comprar" a cadeira de deputado por mais 4 anos. Em meio a tudo isso, os familiares dos presos pelo 8 de janeiro aguardam ansiosamente para que seus entes queridos voltem para a casa.

PEC arquivada: blindagem ou imunidade, já não importa

Davi Alcolumbre entendeu o recado da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Após a derrubada da PEC da imunidade/blindagem, o presidente do Senado decidiu arquivar a proposição. Não deu nem tempo de se discutir a proposta de Moro, que blindaria os deputados apenas por crimes de opinião (redundante, mas necessário no contexto atual).

Com tudo isso, resta frustrada a expectativa de que o STF perca seu poder quase absoluto em cima do congresso. Mas ainda há uma saída: via preferencial da oposição, o fim do foro privilegiado certamente possui adesão popular importante, diferente de sua gêmea má, a PEC da blindagem. Se o fim do foro avançar, certamente não teremos a mesma polêmica que dividiu a direita, e fez com que muitos do PL votassem contra a blindagem.

Nesse sentido, e seja como for, enxergamos que há, de fato, um incômodo com um Supremo inflado e intrometido. Mas há, para além do incômodo, uma movimentação em torno da revisão de tais poderes, revisão essa que pode passar por alterações na constituição. Ao olharmos para a carta maior, contamos 22 tópicos dentre as atribuições do Supremo. Mas será que é problema de texto ou de interpretação? Vale lembrar que quem interpreta os poderes do STF dispostos na constituição é o próprio STF. Com isso, os 11 ministros não se eximem em gerar interpretações alargadas, que permitem tanto quanto é possível extrair da letra constitucional (talvez até mais do que isso).

Flávio desmente boato de que Bolsonaro oficializou Tarcísio como seu substituto

Há um clima delicado na alta cúpula da direita brasileira. Bolsonaro está em prisão domiciliar. Condenado também por suposto golpe de estado, está inelegível. Com isso, a pergunta é natural: quem será seu substituto? Natural, mas não tranquila.

Os nomes surgem, os acenos aqui e ali acontecem, mas nada ainda oficial. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) precisou vir a público para desmentir uma "queimada de largada" do portal metrópoles. O veículo alegou que Bolsonaro já teria dado a palavra final de que seria Tarcísio seu substituto. Como desmentir sem gerar tensão com o governador? Daí a delicadeza do momento.

Paulinho da Força acena a Bolsonaro: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (25)

  • DAVI ALCOLUMBRE ARQUIVA PEC DA BLINDAGEM APÓS REJEIÇÃO NA CCJ;
  • PAULINHO DA FORÇA: BOLSONARO SERÁ BENEFICIADO POR PL DA ANISTIA;
  • TRUMP SUBSTITUI FOTO OFICIAL DE JOE BIDEN POR CANETA AUTOMÁTICA;
  • ZAMBELLI ACUSA MORAES DE PERSEGUIÇÃO EM DEPOIMENTO NA CCJ;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no Canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.