Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Carnaval 2026 vira palco de campanha eleitoral pró-Lula: Café com a Gazeta

O Carnaval de 2026 passou a ser visto como parte do cenário político da corrida eleitoral. Afinal, além de festas populares e encontros com aliados estratégicos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será homenageado na Marquês de Sapucaí. A Acadêmicos de Niterói estreará no Grupo Especial no dia 15 de fevereiro com um samba-enredo que exalta a trajetória de Lula. O presidente deve acompanhar o desfile no sambódromo, embora não deva desfilar.

Com efeito, a homenagem gerou reação da oposição, que questiona se isso configura propaganda eleitoral antecipada e se os recursos públicos usados no repasse à escola, de cerca de R$ 1 milhão, têm caráter inadequado em ano eleitoral. Portanto, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) entrou com ação popular na Justiça Federal, pedindo suspensão dos repasses e comunicação ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF). Ele também afirmou que pode acionar a Justiça Eleitoral, alegando que o patrocínio pode ser uma forma de pré-campanha de Lula, financiada com recursos federais.

Ministro Dias Toffoli deve levantar nova parte do sigilo no caso Master

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, relator no inquérito que investiga suspeitas de fraudes financeiras no caso Banco Master, sinalizou que deve levantar nos próximos dias parte do sigilo que ainda recai sobre as investigações, segundo expectativa de investigadores da Polícia Federal (PF) e de integrantes do próprio STF. Dessa forma, a abertura deve ser seletiva, alcançando apenas documentos e atos que não comprometam o andamento da apuração. Assim, pode-se ampliar a transparência sem expor elementos sensíveis do inquérito.

Ao mesmo tempo, Toffoli pretende aguardar pelo menos mais 60 dias de investigação antes de decidir se o processo seguirá no STF ou retornará à primeira instância. No entanto, esse prazo não impede novas fases da Operação Compliance Zero, que apura supostas fraudes bilionárias envolvendo o Banco Master. Além disso, a PF solicitou tempo adicional para aprofundar diligências, o que mantém o caso sob supervisão direta do Supremo.

Gilmarpalooza 2026: edição é confirmada em meio a escândalos

A edição de 2026 do “Gilmarpalooza”, fórum jurídico de Lisboa que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes organiza anualmente, acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de junho em Portugal. A antecipação do evento, que tradicionalmente ocorre em julho, é para evitar conflito com o calendário da Copa do Mundo de Futebol.

No entanto, o anúncio surge em meio a uma sequência de escândalos e a discussões sobre a criação de um código de conduta para magistrados no Brasil, o que ampliou a atenção pública sobre a imagem do Judiciário. Mesmo assim, os organizadores decidiram manter o evento e reunir autoridades brasileiras fora do país para discutir temas ligados a direito, democracia e governança.

Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta segunda-feira (02)

  • MPF PEDE BLOQUEIO DE R$ 1 BI DA VALE APÓS VAZAMENTO EM MG;
  • SUCESSORA DE MADURO PROPÕE ANISTIA PARA PRESOS POLÍTICOS;
  • LÍDER SUPREMO DO IRÃ ALERTA EUA SOBRE RISCO DE GUERRA;
  • GOVERNO AMPLIA COAF COM MAIS CARGOS COMISSIONADOS;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.