Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Caso Master: Calheiros cita possível pressão política de Motta e Lira no TCU

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) declarou em entrevista que possui informações de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), teriam pressionado integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar reverter a liquidação do Banco Master. Assim, segundo Calheiros, a suposta pressão incluiria pedidos para que o TCU “liquide a liquidação”.

Além disso, o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado declarou que as informações não se restringem apenas ao processo de inspeção conduzido pelo TCU, mas também a outros procedimentos relacionados ao caso Master.

No entanto, até o momento Hugo Motta e Arthur Lira não se manifestaram publicamente sobre as acusações. Por sua vez, Calheiros afirmou que um grupo de trabalho do Senado acompanhará o andamento das apurações envolvendo o caso Master.

Nikolas Ferreira inicia caminhada de 240 km em protesto até Brasília

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou nesta segunda-feira (19) uma caminhada de cerca de 240 quilômetros até Brasília. Batizado de “Caminhada Pela Justiça e Liberdade”, o ato foi anunciado como um protesto pacífico contra o que o parlamentar classifica como “arbitrariedades” no país.

Ferreira fará o percurso pela BR-040, ao longo de sete dias, com chegada prevista à capital federal no próximo domingo. No primeiro dia, ele afirmou que caminharia 40 quilômetros. Além disso, as imagens divulgadas mostram o deputado ao lado de apoiadores, recebendo manifestações de apoio de motoristas, e a organização informou que a mobilização é aberta à participação popular.

Antes do início da caminhada, o parlamentar declarou que o ato tem caráter simbólico e busca chamar atenção para temas como a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, a situação jurídica de pessoas presas após os atos de 8 de janeiro de 2023, além de críticas ao STF e ao governo Lula. Ademais, Nikolas afirmou sentir um clima de “impotência” diante do que considera prisões injustas e decisões arbitrárias.

Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (20)

  • IRMÃO DO MINISTRO DIAS TOFFOLI ACUMULA AÇÕES JUDICIAIS;
  • PGR RECORRE AO STF CONTRA TOFFOLI POR LIBERAR R$ 20 MI DA LAVA JATO;
  • CERCO A NÚCLEO DE VORCARO ALERTA PARA SELETIVIDADE DE ALVOS;
  • RESOLUÇÕES DO TSE PODEM REFORÇAR CENSURA NAS ELEIÇÕES;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.