Tarifa, lei magnitsky, tornozeleira, dedo do meio... os cidadãos de direita têm muito o que conversar. Conversar e protestar, aliás. A aplicação da lei Magnistky contra Alexandre de Moraes deu um gás especial na pauta do impeachment e, claro, da anistia. Com tudo isso em mente, os atos do domingo prometem.
Estão programados atos em todo o país, impulsionadas por divulgações dos deputados de cada estado. A que deve atrair mais pessoas e políticos influentes, no entanto, é a da avenida paulista. Às 14h, o carro de som deve anunciar o início dos discursos, todos com a importância histórica de amarrar os assuntos de uma semana repleta de acontecimentos.
"Reaja Brasil": o nome e o significado na atual conjuntura
Os atos foram batizados de "Reaja, Brasil", título sugestivo para anunciar que, para além de discursos, o povo espera ação. O impeachment de Alexandre de Moraes se desenha cada vez mais como pauta prioritária, diante da qual orbita o PL da anistia. Hugo Motta, é claro, não deixa de ser um entrave à direita para que essa pauta finalmente chegue à ordem do dia. Mesmo assim, o vice-presidente da Câmara, do PL, insiste em ser fiel a Motta, e não pauta a anistia quando tem oportunidade.
Analistas são unânimes em dizer que a magnitsky ajuda, mas não é tudo. Os atos ocorrem em um contexto em que, cada vez mais, fica subentendido que a solução definitiva para a direita brasileira virá da própria direita brasileira.
Como os políticos ajudarão nessa reação tão solicitada? Após os atos, ficará mais claro quais medidas cada deputado e senador pretende tomar para articular de fato os temas mais caros à direita. Se o impeachment de Moraes é prioridade, o de Lula não fica pra trás. Com uma bancada significativa na Câmara e a economia em situação desfavorável, parlamentares têm nas mãos o mesmo clima político que derrubou Dilma Roussseff. Aproveitarão esse clima?
Não perca nossa cobertura especial
O Café com a Gazeta do Povo tem a alegria de anunciar uma cobertura especial dos atos de 3 de agosto em todo o Brasil. Estaremos atentos às pautas, discursos e bastidores, com apresentação de Lucas Saba e comentários de Jorge Serrão.
Começaremos dando os principais destaques dos atos da manhã ao redor do país, enfatizando as capitais e analisando as pautas prioritárias e especificidades de cada um deles. Assim que a paulista começar a vibrar, daremos atenção especial, ouvindo e comentando o peso de cada discurso.
A transmissão começa uma hora antes do ato programado para a avenida paulista, às 13h. Acesse o canal da Gazeta do Povo no Youtube e passe esse momento histórico conosco.




