Rodrigo Constantino passa a ser o novo tema do conflito entre Trump e Moraes. Agora, as empresas Trump Media e Rumble querem que seja declarada ilegal uma decisão de Moraes que tenta censurar Constantino dentro do território americano. Com efeito, esse novo capítulo, culminado com a tarifa, faz com que Lula veja sumir no horizonte uma chance de reconciliação diplomática entre os países. Há quem diga que a culpa foi do presidente, ao atrasar o diálogo.
Mas Constantino não é o único sob o qual pairam dúvidas da parte dos EUA quanto ao Brasil. Na dúvida, inocente. Esse é o princípio constitucional da presunção de inocência, vital em toda e qualquer democracia. Já que a condenação à perda da liberdade deve ser exceção, a máxima democrática é de que é preferível absolver mil culpados a condenar um inocente. Filipe Martins vive uma dúvida: será que o Supremo olhará a este princípio em seu caso? As provas contra ele possuem erros de nome, data e cargo que geram dúvidas razoáveis. Se esteve, quando esteve, como esteve, o que fez em tal reunião… muitas dúvidas. E na dúvida, portanto, a inocência é a regra. A menos que, é claro, o STF aja politicamente, acusação já sedimentada na direita.
Rodrigo Constantino e Filipe Martins estão no mesmo barco que Eduardo Bolsonaro. O STF mira os três (e outros) quando o assunto são atos "antidemocráticos. Para o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, Eduardo é o culpado pela tarifa de 50% aplicada por Trump.
Constantino, Filipe Martins e Eduardo Bolsonaro: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quinta-feira (17)
REGISTRO DE ENTRADA DE FELIPE MARTINS NO ALVORADA POSSUI ERROS;
TRUMP REFORÇA QUE TARIFA SE DEVE A PERSEGUIÇÃO CONTRA BOLSONARO;
MOTTA É ACUSADO DE PAGAR R$807,5 MIL A FUNCIONÁRIA FANTASMA;
TRUMP MEDIA E RUMBLE QUEREM COLOCAR DECISÃO DE MORAES NA ILEGALIDADE;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.




