Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escondendo a "vaza-toga"

Oposição vê cortina de fumaça em prisão de Bolsonaro: Café com a Gazeta do Povo

Cortina de Fumaça. O momento que até a direita deu como certo aconteceu. A tornozeleira eletrônica fez com que Bolsonaro não pudesse ir ao “Reaja, Brasil”. Mesmo assim, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente. Mesmo sem ir à paulista, Bolsonaro sofre consequências. Alexandre de Moraes entendeu que bolsonaro planejou “material pré fabricado para divulgação nas manifestações e redes sociais, demonstrou claramente que manteve a conduta ilícita de tentar coagir o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL e obstruir a Justiça".

Uma coisa, porém, chama a atenção: a decisão do ministro ocorreu horas depois da divulgação de mensagens comprometedoras em grupos do whatsapp. Nessas mensagens, assessores indicam que o ministro mandava monitorar as redes sociais de opositores políticos antes de exarar suas decisões. Políticos da oposição falam em cortina de fumaça.

Mas uma coisa é certa: uma cortina de fumaça só funciona quando um assunto não tem tanta relação com outra. A cortina de fumaça mal feita pode funcionar como um potencializador das suspeitas. Assim, Moraes pode enfrentar as mensagens vazadas mesmo com Bolsonaro sob os holofotes.

A imprensa internacional inegavelmente não deixaria de repercutir a prisão. Políticos de esquerda celebram, os de direita lamentam. Mas em meio a tudo isso, fica a grande incógnita sobre o que Moraes determinou na medida cautelar anterior. Poderia ou não dar entrevistas? O que Moraes entende por entrevista? O que Moraes entende por "valer-se de terceiros para utilizar as redes sociais"? As decisões, ao menos em uma primeira leitura, parecem contraditórias. E claro, a principal pergunta: essa prisão foi ou não uma cortina de fumaça?

Agora, porém, a contradição sumiu. Bolsonaro não pode mais usar celular (o seu, inclusive, foi confiscado), nem receber visitas. As visitas que o STF excepcionalmente permitir não podem filmar ou fotografar o ex-presidente.

Prisão de Bolsonaro ou Cortina de Fumaça: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (5)

MORAES DECRETA PRISÃO DOMICILIAR DE BOLSONARO;

OPOSIÇÃO VÊ CORTINA DE FUMAÇA EM PRISÃO DE BOLSONARO;

BOLSONARO TEM CELULAR CONFISCADO E NÃO PODE RECEBER VISITAS;

DEPUTADA CULPA NIKOLAS FERREIRA POR PRISÃO DE BOLSONARO;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.