Já teve CPI de tudo nesse país: das BET’s, da COVID, do Futebol, do Pix… algumas protagonizaram cortes virais para as redes sociais. Outras, acabaram caindo no esquecimento. Fato é que, se há CPI de algum tema, há discussão daquele tema na opinião pública. Jair Bolsonaro parece querer que a população reflita mais sobre os poderes e limitações do STF. Em áudio encontrado em seu celular apreendido, o ex-presidente abençoou a ideia de uma CPI, vinda do congresso, dizendo que ele mesmo assinaria, se pudesse.
Mas enquanto deputados e senadores temem retaliação a uma possível CPI do STF, Donald Trump não hesitou em revidar contra julgamentos que considera abusivos. Na sexta-feira, a tarifa de 50% contra o Brasil entra em vigor. De fato, nem mesmo uma CPI do STF, nessa altura do campeonato, poderia pausar a medida do governo Americano. Para Trump, só interessa a anulação do julgamento de Bolsonaro por suposto golpe de estado.
Aliás, a tal CPI do STF já teria uma pauta quente a tratar: Alexandre de Moraes pode proibir réus militares de usar farda nos interrogatórios? O ministro da justiça pode ter gostado, mas há quem diga, no meio jurídico, de que tal determinação é vexatória e, portanto, inconstitucional.
O ministro mais famoso do STF parece não gostar mesmo de militares, sejam eles da ativa ou da reserva. Bolsonaro segue sem se comunicar com o mundo exterior, por ordem de Alexandre de Moraes. Enquanto isso, Lula segue não apenas falando, mas atacando Donald Trump, tudo em meio a ameaças de mais tarifas.
CPI do STF: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (29)
AUTORIDADES ITALIANAS AINDA NÃO PROCURARAM ZAMBELLI, DIZ ADVOGADO;
ÁUDIOS MOSTRAM QUE BOLSONARO RECOMENDOU INSTAURAÇÃO DE CPI DO STF;
ÁUDIOS MOSTRAM INCÔMODO DE BOLSONARO COM O TERMO "EXTREMA-DIREITA";
MOTTA RESISTE EM REAVALIAR ESTABILIDADE DE SERVIDORES;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.




