Ainda que a Câmara tenha resolvido se presentear com um recesso fora de época, a política segue seus rumos. As tensões, prisões e brigas por poder seguem aquecendo o debate público. Em meio a discussões sobre a interferência política de juízes, uma novidade espanta. As eleições, hoje ocorrem de 2 em 2 anos, alternando-se entre municipais e estaduais/nacionais. Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) quer mudar as regras do jogo: fim das reeleições, mandatos de 5 anos e eleições unificadas.
Falando em eleições, quase um milhão de eleitores paulistas olham com atenção para o julgamento da Deputada Federal Carla Zambelli (PL-SP). Os votos deles podem acabar desrespeitados, com uma decisão de condenar a deputada a 10 anos de prisão, além de perda do cargo.
Olhando, além disso, para as eleições de 1989, temos agora um impacto significativo na vida do ex-presidente Fernando Collor de Mello: por ordem de Moraes, seu passaporte está suspenso, bloqueando saídas do país.
A possibilidade de interferência nas eleições pode, igualmente, prejudicar quem ameaça os poderosos do judiciário. No caso de Ratinho Júnior, por exemplo, uma manobra no orçamento para tentar barrar supersalários de juízes ainda têm consequências incertas. O governador do Paraná sofrerá retaliações?
No Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (13), vamos falar de eleições, da participação do judiciário nas regras do jogo e da tentativa do congresso de reformar o poder político. Também vamos tocar nas eleições de 2022, que podem sofrer um revés com o pedido de impeachment de Lula.
Eleições em pauta no congresso: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (13)
A princípio, vamos abordar uma fala do líder do governo na Câmara, que tenta demonstrar despreocupação com uma possível CPMI do INSS;
Aliás, falando em INSS, conversaremos com a advogada Maísa Climeck, que dará dicas a quem foi afetado ou não sabe se foi;
Trataremos também da declaração de Gilmar Mendes sobre o marco temporal;
Por fim, acaba de sair que Alexandre de Moraes negou o pedido da Deputada Federal Carla Zambelli (PL-SP), para suspender seu processo até um pronunciamento da Câmara;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 09h30, no canal da Gazeta do Povo no youtube. Não se esqueça de ativar o lembrete para não perder nada.



