A opinião pública ficou estarrecida, e os humoristas, apreensivos. Utilizando a “lei anti piadas”, sancionada por Lula, uma juíza condenou o comediante Léo Lins a 8 anos de prisão. A condenação ocorre por falas em seu show denominado “perturbador”. Defendendo a liberdade de expressão, a oposição reage, e quer a derrubada dessa lei. O Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (6) terá a participação especial de um dos que protocolaram tal reação. O Deputado Federal Filipe Barros (PL-PR) trará detalhes e sua visão sobre a liberdade no humor. Você também pode assistir ao pronunciamento de Léo Lins aqui.
Em virtude de tantas questões envolvendo liberdade, tanto câmara quanto senado estão atentos. O judiciário insiste em dizer que segue a lei, mas Léo Lins torna-se símbolo de possíveis contradições. Contudo, não é apenas com ele que vemos tal contradição: quando uma mulher passa a ser investigada por chamar Lula de "ladrão", o desgaste aumenta. O STF já julga se é válida a regra do código penal que aumenta as penas de crime contra a honra do presidente da República. A princípio, o que é lei, segue-se. Mas a jurisprudência há muito tempo caminha em sentido inverso: pessoas públicas tem o direito à honra reduzido, e não aumentado.
Enquanto Léo Lins ainda tenta entender o funcionamento da justiça criminal, posto que jamais enfrentara algo semelhante, a família Zambelli se pronuncia. Incluída na lista vermelha da Interpol, a deputada federal (PL-SP) vê filho e mãe terem as redes sociais bloqueadas.
A liberdade de expressão ganha mais uma voz, em meio às crises: André Mendonça usa a palavra para defender que faz parte da liberdade de expressão duvidar da justiça eleitoral.
Para somar ainda mais ao debate, receberemos o filósofo Luiz Felipe Pondé.
Filipe Barros, Léo Lins e André Mendonça: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta sexta-feira (6)
GOVERNO PAGA R$168 MIL EM SHOW NO JANTAR DE LULA COM MACRON;
FILHO DE CARLA ZAMBELLI USA REDES SOCIAIS PARA DESABAFAR;
ANDRÉ MENDONÇA: PESSOAS TÊM DIREITO DE DUVIDAR DA JUSTIÇA ELEITORAL;
PARLAMENTARES TEMEM CORTE DE EMENDAS CASO DERRUBEM IOF;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 09h30. Não se esqueça de ativar o lembrete para não perder nada.




