A guerra envolvendo o Irã e a aliança entre Estados Unidos e Israel explicitou as posições antagônicas dos principais pré-candidatos à Presidência em 2026. Portanto, especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo explicam a profunda divergência entre Lula e Flávio Bolsonaro. De acordo com eles, os discursos e gestos opostos refletem plataformas políticas orientadas por diferentes valores morais e ideológicos.
A reação imediata do governo brasileiro, condenando o ataque americano e israelense ao território iraniano e defendendo solução diplomática, soma-se, portanto, à série de episódios históricos que ligam Lula e governos do PT ao regime dos aiatolás.
Em contrapartida, para Flávio Bolsonaro e aliados, a postura sempre foi alinhada ao eixo Washington–Tel Aviv, evocando a defesa da civilização ocidental e o combate ao terrorismo. O conflito pode ter reflexos diretos no debate eleitoral brasileiro. Flávio classificou a nota do governo como "inaceitável".
Moraes nega prisão domiciliar humanitária a Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou, nesta segunda-feira (2), a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sendo assim, a decisão ocorre em resposta ao pedido da defesa com base em um laudo da Polícia Federal (PF). A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra o benefício.
Na decisão, de 28 páginas, o ministro coloca em dúvida os problemas de saúde de Bolsonaro ao apontar que ele "tem recebido grande quantidade de visitas de deputados federais, senadores, governadores e outras figuras públicas, comprovando a intensa atividade política".
Flávio Bolsonaro protocola PEC pelo fim da reeleição para presidente
Encabeçada pelo senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da reeleição para o cargo de presidente da República foi protocolada nesta segunda-feira (2) no Senado Federal após obter 30 assinaturas. No entanto, as PECs precisam de pelo menos 27 para iniciarem a tramitação.
A proposta resguarda o direito à reeleição de governadores e prefeitos, mas adiciona a nova regra logo no parágrafo seguinte: "o Presidente da República e quem o houver sucedido, ou substituído nos seis meses anteriores ao pleito, é inelegível para o mesmo cargo, no período subsequente."
Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (03)
- BRASIL PODE SER AFETADO PELO CONFLITO ENTRE IRÃ, EUA E ISRAEL;
- GOVERNO FALA EM ESCALA 6 X 1, MAS OBJETIVO É REDUÇÃO DE HORAS SEMANAIS;
- "SIGILO ETERNO": GOVERNO NEGA ACESSO A CARTAS DE LULA;
- LULINHA ADMITE VIAGEM PAGA POR “CARECA” DO CASO INSS.
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



