O governo Lula tem mantido um silêncio diante da forte repressão e protestos no Irã, que já teriam deixado mais de 600 mortos. Afinal, até a tarde desta segunda-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores não havia divulgado posição oficial sobre a crise no país persa.
No entanto, o governo se apressou em celebrar a vitória do filme brasileiro “O Agente Secreto” no Globo de Ouro. Dessa forma, o governo de Lula emitiu nota oficial nas primeiras horas de segunda-feira elogiando os prêmios conquistados pela produção.
Quanto à política externa brasileira, o Planalto evitou críticas diretas ao regime iraniano em fóruns internacionais, incluindo abstenções em votações da ONU sobre direitos humanos. Apesar de Lula condenar os ataques de Israel ao Irã, ele não responsabilizou o governo iraniano por suas próprias ações.
Ministra do STM recebeu R$ 700 mil de empresa investigada
Um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostra que a empresa ACX ITC Serviços de Tecnologia S/A fez um pagamento de R$ 700 mil ao escritório de advocacia da ministra Verônica Abdalla Sterman, do Superior Tribunal Militar (STM). A empresa em questão está ligada ao empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”.
O repasse ocorreu entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, antes da ministra assumir o cargo, em parcela única, segundo o relatório enviado à CPMI do INSS. Em nota, a ministra afirmou que recebeu o valor pela elaboração de três pareceres jurídicos criminais solicitados pela ACX ITC quando ela ainda era advogada, e negou qualquer relação com o empresário “Careca do INSS”.
BC concorda com inspeção e quer "selo de qualidade" do TCU
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, afirmou que o Banco Central (BC) concordou com a a inspeção técnica na documentação de liquidação do Banco Master. A decisão foi anunciada após uma reunião com tom amigável entre Vital, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, e diretores da autoridade monetária.
Segundo Vital, o BC quer obter o chamado “selo de qualidade” do TCU e a segurança jurídica que a auditoria da Corte pode oferecer. Dessa forma, o objetivo é concluir a análise em menos de um mês, com o TCU respeitando sigilo e procedimentos legais.
O relator do caso, Jhonatan de Jesus, disse que a reunião ocorreu de forma cooperativa e que o processo seguirá os trâmites regimentais normais.
Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta terça-feira (13)
- FGC DEVE INICIAR PAGAMENTO DO BANCO MASTER NOS PRÓXIMOS DIAS;
- PEC DA SEGURANÇA: RECUO SOBRE INTELIGÊNCIA MINA LEWANDOWSKI;
- CENÁRIO NA VENEZUELA PODE IMPACTAR SEGURANÇA DO BRASIL;
- SUCESSORA DE MADURO RESPONDE TRUMP E DIZ MANDAR NA VENEZUELA;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



