Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fatiamento perigoso

Moraes nega pedido de réu por ser de outro núcleo: Café com a Gazeta do Povo

Desde seu anúncio, a divisão da denúncia sobre suposto golpe de estado em núcleos causa apreensão e críticas na comunidade jurídica. Afinal, se os fatos são os mesmos, cabe dividir? E se algum réu precisar de algo para se defender que esteja nos autos de um processo de outro núcleo? Como ficam as garantias constitucionais quando o mesmo evento possui protocolos diferentes? Um dos exemplos dos problemas que podem surgir aconteceu recentemente: o tenente-coronel Hélio Lima pediu para participar da acareação entre Mauro Cid e Braga Netto. Moraes negou, sob a alegação de que Hélio integra o núcleo 3, e a acareação faz parte do núcleo 1.

Moraes vive sob suspeita de censurar a direita, mas não apenas ele. Um tímido deputado federal do PT de Sergipe apareceu com uma proposta inusitada: quer que as empresas, ao se comunicarem com o consumidor, sejam "neutras". Dentro da tal neutralidade, explica o projeto, está a vedação a criticar o governo por medidas que podem ter elevado o preço final ao consumidor. Na justificativa, o deputado acaba deixando escapar um dos gatilhos pra tal projeto: uma empresa de logística atribuiu a demora na entrega à política tarifária de Lula.

Enquanto os problemas domésticos se proliferam e Lula bloqueia milhões do agro, a comparação com a experiência internacional nos mostra que Lula foi um dos presidentes que mais perdeu popularidade no último mês. Quase metade de sua aprovação se desfez. Enquanto isso, Javier Milei segue na liderança do ranking de presidentes sul-americanos.

O que pode acabar caindo no colo de Moraes, aliás, é um pedido de investigação da Comissão de Segurança Pública da Câmara contra Lula, por conta de falas sobre a fraude no INSS. Motta precisa autorizar e a PGR investigar, mas no fim das contas, tudo cai no supremo.

Moraes, Lula e Censura: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta Terça-Feira (24)

MORAES NEGA PARTICIPAÇÃO DE TENENTE-CORONEL EM ACAREAÇÃO;

DEPUTADO DO PT QUER PROIBIR CRÍTICAS A GOVERNO POR EMPRESAS;

COMISSÃO PEDE INVESTIGAÇÃO DE LULA POR FALAS SOBRE INSS;

GOVERNO BLOQUEIA R$445 MILHÕES DE PROGRAMA DE CRÉDITO RURAL;

LULA CAI 46,4% EM APROVAÇÃO DENTRE PRESIDENTES DA AMÉRICA LATINA;

O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.