Fechar a casa do povo sempre causa arrepios. Quando o parlamento tranca suas portas, a democracia sai pela porta dos fundos. Hoje, um sinal perigoso dos tempos em que vivemos ocorreu, gerando revolta: Hugo Motta decidiu proibir reuniões na Câmara durante o recesso. Para forçar a eficácia da medida, o presidente teria mandado desligar o ar-condicionado de uma das salas, em que ocorria uma reunião da oposição. A Deputada Federal Júlia Zanatta (PL-SC) diz que uma de suas assessoras quase desmaiou, devido ao calor.
Mas em que contexto isso ocorre? No contexto em que a oposição pretende utilizar o parlamento mais do que nunca. Desde que Bolsonaro passou a enfrentar a tornozeleira eletrônica e o risco de prisão iminente, a pauta prioritária para a direita tornou-se o impeachment do ministro. O trabalho no parlamento é uma das estratégias, que também inclui os protestos previstos para 3 de Agosto em todo o Brasil. Mas com Motta pressionando a Câmara a parar, não sabemos mais das consequências. Hugo Motta pode fazer isso? Por quê faria isso?
Certamente o discurso de "ditadura Brasileira" ganha força, tanto com as decisões de Moraes quanto com as de Hugo Motta. Mas Lula não fica pra trás. Durante reunião com presidentes de esquerda, o presidente disse que já não bastam as eleições de 4 em 4 anos. Parlamentares da oposição veem um sinal de que o petista tentará estender o próprio mandato.
Estamos em um momento delicado no cenário político nacional. Com tanta coisa acontecendo, uma se destaca: após a defesa de Bolsonaro prestar esclarecimentos, conforme mandou Alexandre de Moraes, o ministro está pronto para uma decisão que pode ser pela prisão do ex-presidente, ampliando o caos social e as tensões no parlamento. Nem Hugo Motta conseguirá segurar o que virá caso Bolsonaro vá para a cadeia.
Motta fecha a Câmara: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quarta-feira (23)
HUGO MOTTA PROÍBE REUNIÕES DE COMISSÕES DURANTE O RECESSO;
MOTTA É ACUSADO DE DESLIGAR AR-CONDICIONADO DURANTE REUNIÃO DA OPOSIÇÃO;
DEFESA DE BOLSONARO NEGA DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS CAUTELARES;
DEPUTADO ACREDITA EM ARTICULAÇÃO DE LULA PARA PRORROGAR MANDATO;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube;




