Um pedido recente da Polícia Federal chocou até os mais incrédulos quanto a novidades no Brasil de 2025. Logo após ampliar o policiamento no entorno da residência de Jair Bolsonaro, a Polícia Federal foi além: agora, ela quer policiais literalmente na casa de Bolsonaro. Em outras palavras, homens fardados, 24 horas por dia, dentro da residência do ex-presidente da república.
Quais serão as consequências caso Moraes acate tal decisão? A percepção de que o Brasil vive em uma ditadura pode certamente crescer, especialmente nos EUA. Já sancionado pela Lei Magnitsky, Alexandre de Moraes pode ver em Bolsonaro um representante de Donald Trump, e ali, um risco ainda maior. Com isso, nem mesmo toda a obediência da Polícia Federal poderia salvá-lo.
Fim do foro privilegiado pode estar próximo
Falar em Alexandre de Moraes, Bolsonaro, Polícia Federal e STF é falar no principal mecanismo de poder da Suprema Corte do nosso país: o foro privilegiado. Graças a essa regra (e a ampliação sucessiva de sua interpretação) muita gente vê seu futuro cair nas mãos dos 11 ministros. Este mecanismo de poder, porém, pode estar com os dias contatos.
Anteriormente, Hugo Motta mantinha postura contrária a qualquer um dos pilares do pacote da paz. Agora, o menos polêmico deles pode acabar tornando-se real. O presidente da Câmara finalmente pautou o fim do foro privilegiado. No caso de uma aprovação, a estrutura de poder inegavelmente mudará, não só no supremo. Uma dose cavalar de poder político sairá das mãos dos 11 ministros atuais e seus acessórios (Polícia Federal e Ministério Público Federal) e cairá nos estados. Tudo isso ocorre, vale lembrar, em um contexto onde o governo federal já quer mais poder centralizado em cima, com a PEC da segurança pública. Polícia Federal, Guarda Nacional (pauta de Flávio Dino), centralização da segurança pública na União... o PT tem uma linha clara quando o assunto é segurança e justiça: quanto mais centralizado, melhor.
Barroso, sobre julgamento de Bolsonaro: "pode gerar algum grau de tensão"
Os detentores do poder, porém, não ignoram o poder que vem da população organizada. Já acostumados a lidar com o tamanho do bolsonarismo no Brasil, os ministros frequentemente se veem obrigados a reduzir o rigor de suas decisões para garantir que não haverá algo muito sério... assim, a punição que almejam para grandes nomes da direita (em especial Bolsonaro) vem a conta-gotas.
O presidente do STF deu uma declaração que vai nesse sentido. Para ele, é inevitável um "certo grau de tensão" quando Bolsonaro finalmente for julgado. Aqui no Café com a Gazeta do Povo, já conversamos com fontes diversas que descartam a possibilidade de uma prisão de Bolsonaro fora do julgamento do núcleo 1 (e que não seja definitiva). Nada, porém, é tão certo no Brasil de 2025. Com a Polícia Federal pedindo para fechar o cerco, Moraes pode se ver preso à tendência que ele mesmo criou.
Polícia Federal pede agentes dentro da casa de Bolsonaro: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quarta-feira (27)
HUGO MOTTA INCLUI FIM DO FORO PRIVILEGIADO NA PAUTA;
PF PEDE POLICIAMENTO DENTRO DA CASA DE BOLSONARO;
ACORDO PODE BLINDAR IRMÃO DE LULA DA CPMI DO INSS;
MORAES AUTORIZA PRESO DO 8 DE JANEIRO A IR A VELÓRIO DA AVÓ;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.




