A reunião entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump na Malásia, ocorrida neste domingo (26), tinha um objetivo: fazer os EUA recuarem com as tarifas alfandegárias de 50% impostas ao Brasil. No entanto, além de as negociações não surtirem efeito, o encontro ganhou outro destaque quando Trump foi questionado sobre Jair Bolsonaro.
O presidente norte-americano foi direto: "Eu sempre gostei dele, fiquei muito mal com o que aconteceu com ele. Sempre achei que ele era um cara honesto, mas ele já passou por muita coisa.". Com efeito, a declaração causou incômodo a Lula, que respondeu não haver assuntos proibidos, mas que Bolsonaro respondeu ao processo dentro da legalidade.
Apesar do tom cordial, o Brasil não conseguiu o recuo das tarifas. As negociações devem percorrer um caminho até que se chegue a um acordo de fato. Por ora, as taxas impostas ao Brasil desde agosto seguem em vigor, sem previsão de revogação.
O principal argumento apresentado por Lula para a suspensão do tarifaço foi a falta de superávit americano na balança comercial e a boa relação diplomática entre o Brasil e os EUA. Para dar seguimento ao tema, representantes de ambos os países devem se reunir novamente nesta segunda-feira (27) pela manhã, na Malásia.
Oposição critica governo e imprensa após encontro ente Lula e Trump
O encontro entre Lula e Trump, neste domingo (26), gerou reação e críticas de parlamentares da oposição nas redes sociais. Afinal, líderes do Partido Liberal (PL) apontaram a responsabilidade do presidente brasileiro pela crise das tarifas americanas.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou que o episódio "prova que nunca foi culpa de Eduardo Bolsonaro" e que a responsabilidade pelas tarifas é do "descondenado Lula". Além disso, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou Lula por abordar a situação da Venezuela durante o encontro.
Carlos Bolsonaro também se manifestou em um post no X, criticando a postura da imprensa. “Deve ser a terceira reunião e os caras que atacam diariamente Trump se fazem de idiotas para enganar outros idiotas. Para a organização ficar como está é positivo…. O plano de dominação segue em pleno vapor!”
Veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta segunda-feira (27)
- LULA SE OFERECEU COMO MEDIADOR ENTRE EUA E VENEZUELA;
- ADVOGADO DE TRUMP IRONIZA FALA DE LULA SOBRE CONDENAÇÃO DE BOLSONARO;
- BOLSONARO TEM ATÉ ESTA SEGUNDA PARA RECORRER DE CONDENAÇÃO;
- ENTIDADES CIVIS COMEÇAM A CRITICAR EXCESSOS DO STF E COBRAM LIMITES;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.



