Há quem diga que os superpoderes de Alexandre de Moraes terminam quando as fronteiras repartem os países. Em teoria, é verdade. Mas há autoridades que não enxergam dessa maneira. Por ordem do ministro, a polícia italiana prendeu a Deputada Federal Carla Zambelli (PL-SP), em um apartamento em Roma. Há quem argumente que, por ser brasileira, a prisão cabe. Porém, há um revés nessa narrativa: Carla Zambelli também possui cidadania italiana.
O poder tem atravessado fronteiras nas últimas semanas. As crises entre países, permeadas por crimes e acusações de crimes vem gerando instabilidade na ordem global. O Brasil, por exemplo, quer aplicar sanções econômicas contra Israel, por considerar que há um "genocídio" em gaza. Flávio Dino silenciou sobre esta possibilidade, mas fez questão de criticar o que considera uma interferência americana no judiciário brasileiro, falando, é claro, do apoio de Trump a Bolsonaro.
A América, aliás, também mostra seu poder para além das fronteiras: assim como faz com criminosos há tempos, o governo Americano estampa onde pode, um cartaz oferecendo recompensa por informações que possam ajudar a prender Nicolás Maduro. E a recompensa não é pequena: 25 milhões de dólares. Moraes faria o mesmo com Bolsonaro, se pudesse?
Bolsonaro, aliás, continua na ativa, embora sua presença deva ser silenciosa, por conta das restrições. Chamado para entrevistas e foco dos noticiários, o presidente comandou uma motociata em Brasília. Foi o esquenta para os atos de 3 de Agosto, agendados para todo o país, com especial ênfase na Avenida Paulista.
O foco será o impeachment de Alexandre de Moraes, em um momento onde, além das medidas contra Bolsonaro, a opinião pública assiste aos depoimentos de Filipe Martins. O ex-assessor denunciou uma violação de direitos humanos séria: ficou preso em uma cela sem iluminação. Zambelli corre o risco de sofrer a mesma violação?
Zambelli presa, Filipe Martins abre o jogo e Bolsonaro faz motociata: veja os destaques do Café com a Gazeta do Povo desta quarta-feira (30)
CARLA ZAMBELLI É PRESA NA ITÁLIA APÓS ORDEM DE MORAES;
FILIPE MARTINS DENUNCIA VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM PRISÃO;
MALAFAIA CRITICA "NEGACIONISMO TARIFÁRIO" DO GOVERNO;
BOLSONARO PARTICIPA EM SILÊNCIO DE MOTOCIATA EM BRASÍLIA;
O Café com a Gazeta do Povo vai ao ar das 07h Às 10h, no canal da Gazeta do Povo no Youtube.




