Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conteúdo de marca

Saiba por que Curitiba se destaca na educação entre as capitais brasileiras

Capital paranaense lidera na frequência escolar, tem menor taxa de distorção idade-série e recebeu Selo Ouro no compromisso com a alfabetização do Ministério da Educação

Investimento em novos centros de educação infantil (CMEIs) permite ampliar os cuidados com as crianças de Curitiba.
Investimento em novos centros de educação infantil (CMEIs) permite ampliar os cuidados com as crianças de Curitiba. (Foto: Maurilio Cheli/SMCS)

Prefeitura Municipal de Curitiba apresenta: Curitiba 332 Anos - Conteúdos de Marca da Série 332 Anos Curitiba

27/03/2025 às 16:57

Logo marca do anunciante

Ouça este conteúdo

Curitiba chega aos seus 332 anos como uma das principais capitais brasileiras em melhorias na formação educacional das crianças. Não é por menos que a cidade lidera em frequência escolar na região Sul, tem a menor taxa no país de distorção idade-série no Ensino Fundamental e detém a menor taxa de analfabetismo entre os 399 municípios do Paraná.

A capital do Paraná registrou 98,4% de frequência escolar na faixa etária entre 6 a 14 anos, enquanto Florianópolis (SC) obteve 98,1% e Porto Alegre (RS) 96,6%. Esse grupo etário concentra basicamente estudantes do Ensino Fundamental, atendidos pelas redes municipais de ensino.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de analfabetismo em Curitiba é de 1,5% dos residentes com 15 anos ou mais, a menor taxa de analfabetismo entre os 399 municípios do Paraná. Em segundo lugar está Quatro Pontes, com 1,6%.

Liderança no país

Outro grande avanço está na redução da taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental. A capital paranaense é líder no país nesse quesito, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Curitiba fechou com percentual de 2,3%. A segunda colocada, Palmas (Tocantins), registrou 4,2%. A terceira, Cuiabá (Mato Grosso), 5,1%.

Os esforços da capital paranaense na educação são fundamentados em um grande número de iniciativas marcadas por inovação e inclusão. Ações e programas como Faróis do Saber e Inovação, Faróis Móveis, programa Linhas do Conhecimento, renovação de mobiliário e do parque tecnológico das unidades educacionais, Leia+, entrega de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e contratação de mais Centros de Educação Infantil (CEIs), ampliação da oferta de ensino em tempo integral, entre outras, são destaque da rede municipal de ensino curitibana.

Renovação dos laboratórios de informática e espaços ‘maker’ das escolas municipais de Curitiba.Renovação dos laboratórios de informática e espaços ‘maker’ das escolas municipais de Curitiba. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Ensino integral chega a todas as escolas 

A oferta de ensino em tempo integral cresce a cada ano. Em 2025, todas as 188 escolas da rede municipal, incluindo 4 especiais, têm oferta de ensino em tempo integral em pelo menos uma turma, segundo dados da Prefeitura de Curitiba. Para a educação infantil, com a entrega de novas unidades, a rede municipal chegou a 239 CMEIs e o número de CEIs contratados chegou a 170.

O programa Linhas do Conhecimento é outro destaque no currículo da rede. As atividades envolvem práticas de exploração e conhecimento da cidade em aulas de campo, propostas lúdicas e projetos em museus, Faróis do Saber e Inovação, parques e praças. O projeto contempla todas as escolas e CMEIs de Curitiba.

A capital paranaense possui um programa de inclusão que atende mais de 11 mil estudantes com deficiência ou altas habilidades. O Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (Ceetea), inaugurado em 2019, é pioneiro no país. Se destaca ainda o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), no bairro Tatuquara. 

Inovação e tecnologia

Outro ponto que torna Curitiba referência é a adoção de iniciativas de smart city em educação. Exemplos dessa iniciativa são os Faróis do Saber e Inovação. Além de oferecer serviços de consulta local aos acervos, empréstimo de livros e outros materiais e proporcionam ações e projetos culturais e educativos, os Faróis disponibilizam computadores com acesso gratuito à Internet e impressoras 3D.

Também destaque na área de tecnologia é o Projeto com linguagem de programação nas escolas, com investimento em robótica.

Avanço no Ideb e reconhecimento

Os avanços permitiram a Curitiba subir da quarta para a terceira colocação entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Fundamental, em 2023, passando de 6 para 6,3. O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino no país.

O reconhecimento do trabalho também veio com a conquista do Selo Ouro no compromisso com a alfabetização, concedido em 2024 pelo Ministério da Educação. Participam da iniciativa as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. São entregues pelo Ministério os selos ouro, prata e bronze.

Curitiba 332 Anos: #ofuturoéeducar

Conteúdo de marcaLogo marca do anunciante

Conteúdo de responsabilidade do anunciante.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.