Um dos desafios das cidades na atualidade é gerar empregos com carteira assinada, com bons salários e benefícios. Nesse quesito, Curitiba está se saindo bem. A capital paranaense fechou 2024 com um saldo de 35.277 novos empregos. É a quarta cidade do país com maior saldo, atrás apenas de São Paulo (157.245), Rio de Janeiro (77.305) e Brasília (42.371), que têm populações maiores.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados em 30/01/2025 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O saldo do Caged representa a diferença entre contratações (570.725) e demissões (535.448) no período na capital paranaense.
Um dado interessante é que todos os setores da economia curitibana tiveram saldos positivos na geração de emprego. A liderança ficou com serviços, que abriu 23.189 novas vagas. Em segundo lugar vem a construção civil, com 5.333 novos postos. O comércio registrou saldo de 3.568 vagas, a indústria, 2.995, e a agropecuária, 192.
O saldo de empregos de Curitiba em 2024 representa 28% das novas vagas geradas em todo o estado do Paraná.
Mas a geração de empregos não parou em 2024. Curitiba iniciou 2025 com mais oportunidades de trabalho. De acordo com os registros do Caged, divulgados no dia 28/3, a capital encerrou o primeiro bimestre com um saldo positivo de 16.014 vagas com carteira assinada, o segundo melhor resultado entre todas as cidades do país. Ficou atrás apenas São Paulo (43.014), que tem população maior.
Auxílio para quem busca emprego
O bom desempenho da capital paranaense na geração de postos de trabalho é resultado de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura de Curitiba de forma contínua. Agora em 2025, por exemplo, o município criou a Tarifa Zero a Caminho do Emprego. Lançado em 21 de fevereiro, o primeiro programa do gênero na capital garante passagem gratuita de ônibus para quem está desempregado e à procura de uma colocação no mercado de trabalho. O município banca duas passagens por entrevista de emprego para moradores da cidade com cadastro no Sine.
Além de representar uma ajuda financeira para quem está desempregado, um destaque do programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego é a facilidade operacional. As passagens são carregadas no cartão-transporte Urbs, que pode ser confeccionado gratuitamente. O cartão será abastecido nas dez unidades do Sine da cidade ou pelo Sine Móvel, que também foi lançado no dia 21/2.
No primeiro mês de funcionamento, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego atendeu 710 pessoas com 1.420 passagens de ônibus gratuitas concedidas.
Medidas como essa do auxílio a quem está em busca de emprego, adotadas pela Prefeitura de Curitiba, ajudam a explicar porque a cidade tem hoje uma taxa de desemprego de 4,3% segundo o IBGE, uma das menores do país e considerada pleno emprego pelos economistas.
Facilidade para abrir empresas e capacitação
O apoio ao empreendedorismo pela Prefeitura de Curitiba é outro fator que impulsiona o mercado de trabalho. O município tomou medidas práticas de desburocratização, digitalizou as emissões de alvarás, dispensou a obrigatoriedade de licenças para centenas de negócios e reduziu o tempo de abertura de empresas para poucas horas.
Com maior facilitação e menos burocracia, uma empresa pode ser aberta em até 2 horas em Curitiba, o segundo menor tempo do país, de acordo com o Mapa das Empresas, levantamento do governo federal.
Com a atração e maior viabilidade de negócios, a capital paranaense precisa tem o desafio crescente de disponibilizar mão de obra qualificada. Para isso, algumas iniciativas foram tomadas no sentido de capacitar trabalhadores e empreendedores. Os Liceus de Ofícios, da Prefeitura de Curitiba, são exemplos dessa promoção, com cursos que preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualificação.

Outra medida que tem se demonstrado eficiente é o suporte ao trabalhador por meio das unidades municipais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego.
Uma central criada pela Prefeitura de Curitiba cadastra vagas e auxilia os empregadores a encontrar o trabalhador que procura, além de oferecer espaços públicos do município para a realização de processos seletivos e mutirões de emprego.
Soma-se a essa estrutura os Espaços Empreendedor da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, que dão suporte a microempresários e microempreendedores individuais, além do Fab Lab Cajuru, laboratório de fabricação por prototipagem, que gera novas oportunidades para estudantes, empresas e comunidade com ideias inovadoras.
Agora em 2025, a Prefeitura de Curitiba inaugurou duas importantes unidades para atendimento da população na Regional Bairro Novo. O Espaço do Trabalhador Curitibano e o Liceu de Ofícios e Inovação foram oficialmente abertos com o objetivo de fortalecer o acesso da comunidade aos serviços de emprego, desenvolvimento pessoal e qualificação profissional.
Reforço da iniciativa privada
Aliadas aos esforços do setor público, empresas e instituições do setor privado desenvolvem e apoiam uma série de programas voltados à capacitação e aprendizagem de profissionais e prestadores de serviços em geral.
Em Curitiba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece diversos cursos de capacitação para a indústria. São cursos técnicos, cursos livres e programas de aprendizagem, com foco em áreas como Mecânica de Manutenção, Refrigeração e Climatização, e Eletromecânica.
Em Curitiba, o SENAI oferece diversos cursos de capacitação para a indústria, incluindo cursos técnicos, cursos livres e programas de aprendizagem, com foco em áreas como Mecânica de Manutenção, Refrigeração e Climatização, e Eletromecânica. Entre os cursos técnicos oferecidos pelo Senai destacam Mecânica de Manutenção, Refrigeração e Climatização, Eletromecânica, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Eletrotécnica, Soldagem e Manutenção de Máquinas Industriais.

Os cursos livres atendem diversas áreas, como Analista de Recursos Humanos, Fabricação de Pizzas, Arte 3D para Games, Desenvolvimento em Javascript, Excel Avançado, Mestre de Obras, Desenhista de Moda e Fundamentos da Mecatrônica.
Da mesma forma, Curitiba conta com uma bem estrutura rede oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para capacitação de mão de obra. Há unidades no Centro, Café Escola, Café Belvedere e Jardim Botânico, além de parcerias com entidades como a Fundação de Ação Social (FAS) e empresas como a Boi and Beer para a formação.
Os cursos técnicos são de diversas áreas, como Especialização Técnica em Atendimento Podológico ao Paciente com Diabetes, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Segurança Cibernética e Técnica em Produção de Moda. E há também cursos de aperfeiçoamento, como para Porteiro de Edifício, e online (Boas Práticas para Serviços de Alimentação, Cozinha Brasileira, Cozinha Vegetariana, Cozinha Árabe, Design Thinking, Estrutura de Dados Python, Garde Manger - Preparo de Receitas Frias e Gestão de Salões de Beleza).
Liderança no setor de tecnologia
A atração de novos empreendimentos para a capital paranaense é motivada também por sua posição de destaque na área de tecnologia. A indústria de Tecnologia da Informação em Curitiba e na Região Metropolitana é um dos principais polos tecnológicos do Paraná, concentrando empresas que atuam no desenvolvimento de software, soluções em TI, consultoria e serviços digitais. A cidade e seu entorno se destacam pela infraestrutura avançada, com foco em inovação, pesquisa e desenvolvimento, além de ser um hub para startups e empresas de tecnologia em crescimento.
Não é por menos que a capital paranaense foi eleita em 2024, pelo quarto ano consecutivo, a segunda melhor cidade do Brasil para startups, de acordo com avaliação do Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI). O relatório mundial, feito pelo instituto israelense StartupBlink, analisa mil cidades de 100 países do mundo, avaliando o número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios.
Entre os municípios brasileiros avaliados, São Paulo ficou com o primeiro lugar, seguido de Curitiba (2º lugar) e Rio de Janeiro (3º). O primeiro lugar global do GSEI 2024 é a cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), no Vale do Silício, seguido de Nova Iorque (EUA) e Londres (Inglaterra).
O avanço em tecnologia contribuiu para a oferta no mercado de trabalho de profissionais altamente qualificados e especializados em áreas que estão na vanguarda do desenvolvimento.
Curitiba 332 Anos: #ofuturoéprosperar

