
Ouça este conteúdo
A ABRH-PR – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Paraná encerrou 2025 com a percepção de que virou uma chave importante em sua trajetória. Para o presidente da ABRH-PR, Gilmar Silva de Andrade, no ano passado, a Associação consolidou avanços significativos na promoção de uma gestão de pessoas mais humanizada e sintonizada com as transformações do mercado de trabalho. “Ampliamos nossas frentes de atuação, fortalecemos a presença institucional no Paraná e estimulamos debates estratégicos que reafirmam o papel do RH como protagonista nas organizações”, comenta.
Ele acentua que, para 2026, estão sendo projetadas a expansão de projetos, novas conexões e iniciativas que elevem a qualificação dos profissionais, que apoiem as empresas e contribuam para um ecossistema de trabalho mais inclusivo, inovador e sustentável. “Nosso compromisso permanece inalterado: desenvolver pessoas para transformar realidades”, frisa.
À frente da vice-presidência, Vera Mattos avalia que o ano foi marcado por integração interna, retomada estratégica e, sobretudo, pela expansão da interlocução com o mercado de gestão de pessoas no estado. O ponto mais simbólico desse movimento, segundo ela, foi o CONPARH, evento que voltou a ocupar espaço central no calendário corporativo paranaense, com a 18ª edição.
Ao lado da movimentação ao longo do evento, um resultado inesperado chamou a atenção da vice-presidente. Além do networking que gerou trocas muito positivas, outro fato que surpreendeu foi que o CONPARH ajudou, inclusive, pessoas a conhecerem novas oportunidades profissionais. “Temos o feedback de uma participante que após uma conversa durante o evento, foi convidada para o processo seletivo, aprovada e já começou a trabalhar. Significa que o Congresso impactou movimentações no mercado corporativo”, relata.

Movimentações no mercado e espaço para negócios
Para o vice-presidente Financeiro e de Mercado da ABRH-PR, Luis Humberto de Quental, a ABRH Paraná tem um papel estratégico na aproximação dos principais players do mercado, criando pontes reais entre conhecimento, relacionamento e geração de negócios. “Em 2025, todas as nossas ações foram conduzidas a partir de um olhar múltiplo, considerando de forma equilibrada os interesses e necessidades dos associados, parceiros, patrocinadores e do mercado como um todo”, diz.
Sendo assim, o CONPARH 2025 materializou essa proposta da gestão ao se consolidar como um grande catalisador de conexões. “O evento reuniu todos esses entes em um único ambiente, com conteúdo de alto nível, trocas relevantes e oportunidades qualificadas de networking, fortalecendo o ecossistema de RH e negócios no Paraná”, complementa Quental.

“O CONPARH, na sua totalidade, foi o grande marco do ano”, resume Vera. A edição de 2025 ganhou nova dimensão: começou com um Fórum de CEOs e Heads de RH e se desdobrou em dois dias de programação intensa, com palestras magnas, painéis, feira de negócios, mini arena, experiências imersivas e um volume de networking que surpreendeu até os organizadores.
A repercussão acompanhou o porte. “Abrimos espaço para discussões reais, aprendizados relevantes e mudanças de mindset. Isso elevou a percepção sobre a importância da liderança e do papel estratégico dos profissionais de RH”, afirma.
Desafios de gestão
Se o resultado final foi positivo, o percurso exigiu ajustes. A Diretoria Executiva enfrentou desafios, como todo início de gestão em qualquer instituição. O primeiro deles foi construir integração interna, que agora evolui para uma fase de fortalecimento e estruturação estratégica.
Outro ponto sensível foi acertar a leitura de um cenário global volátil para definir temas e conteúdos que dialogassem com as necessidades reais do mercado. Paralelamente, a ABRH-PR trabalhou para ampliar o número de associados e reforçar sua presença no ecossistema de Recursos Humanos.
Repercussão positiva
A resposta do mercado confirmou que a estratégia estava no rumo certo. Os feedbacks formais e informais chegaram de todos os lados. A frequência nos eventos mensais aumentou, o público do CONPARH mais que dobrou e o interesse em associar-se cresceu de maneira consistente.
A procura espontânea por informações e elogios reforça que o trabalho desenvolvido encontra eco entre profissionais e organizações. A percepção externa foi positiva, com mais participantes e voluntários na entidade.

O que vem aí
A ABRH-PR já projeta um 2026 de expansão. A programação mensal do “Bom Dia” e “Boa Noite RH” será mantida, mas o calendário ganhará reforços. Entre eles, a ampliação dos workshops, cuja demanda cresceu depois das duas edições realizadas em 2025. Outro evento importante que já está na agenda é o Prêmio Ser Humano 2026, que no ano passado também obteve recordes de inscrições e premiações.
E se o CONPARH deste ano consolidou uma nova fase, o de 2026 já nasce com a missão de ser “ainda mais impactante”. A entidade prepara também ações inéditas, que serão estruturadas a partir de janeiro.
Para o presidente da ABRH-PR, Gilmar Silva de Andrade, o próximo ciclo deve combinar continuidade e ousadia. “Estamos entrando numa fase de fortalecimento institucional. A expectativa é ampliar engajamento, crescer e seguir influenciando positivamente o ecossistema de RH no Paraná”.
A vice-presidente, Vera Mattos, observa que com a casa organizada, público atento e novas frentes de atuação, a ABRH-PR aposta que o próximo ano será decisivo para consolidar seu papel de referência no desenvolvimento das lideranças e dos profissionais que movem a gestão de pessoas no estado.

Todas essas ações só são possíveis a partir de um fluxo de caixa saudável e sustentável, que permite à ABRH Paraná gerar receitas e reinvesti-las continuamente em educação, eventos e no fortalecimento de parcerias estratégicas. “Nossa proposta é crescer em todo o Paraná, ampliar e consolidar a presença nas regionais e estar cada vez mais próximos de empresários e organizações, levando as principais práticas e tendências de Recursos Humanos”, resume Luis Humberto de Quental, VP Financeiro e de Mercado.
Para saber mais sobre a ABRH Paraná, calendário de eventos e ações para 2026, acesse.
