Uma marca deve se comunicar de forma eficaz com todos os seus stakeholders, incluindo fornecedores, colaboradores, investidores e consumidores. A máxima “quem não é visto, não é lembrado” nunca foi tão verdadeira, especialmente em um cenário digital onde a concorrência pela atenção do público é intensa. Mas, e o no meio corporativo? Como as empresas podem de fato se destacar?
Em conversa com a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), a Diretora de Projetos da Básica Comunicações, Daniela Weber Licht, explicou que quando uma marca adota uma comunicação contínua com seus clientes, ela fortalece a confiança do público ao demonstrar transparência e autenticidade. Por isso, é preciso sempre pensar de forma estratégica.
Para maximizar a visibilidade da marca, Daniela pontua que as empresas devem adotar um planejamento de conteúdo estruturado e alinhado às estratégias comerciais. Dessa forma, ações internas são convertidas em conteúdos estratégicos, distribuídos de forma consistente nas redes sociais, blogs, newsletters e veículos de imprensa.
“Essa presença contínua fortalece a autoridade da empresa no setor e amplia sua relevância, impactando diretamente no reconhecimento da marca e, consequentemente, na demanda por seus produtos e serviços”, detalha a Diretora de Projetos.
Através da estratégia de gestão de conteúdo, empresas de qualquer porte e qualquer setor, podem se beneficiar de uma comunicação institucional bem estruturada e coordenada, contribuindo para um melhor posicionamento no mercado.
Para além da comunicação ser conduzida de forma planejada, essa abordagem deve estar integrada às estratégias de vendas, marketing e relacionamento da empresa. Somente assim é possível garantir coerência e eficácia na transmissão da mensagem.
A assessoria de imprensa na construção da reputação de uma empresa
A assessoria de imprensa atua como um elo entre a organização e a sociedade, garantindo que suas ações, valores e posicionamentos sejam transmitidos na mídia de maneira estratégica e coerente. Mais do que apenas divulgar informações, sua atuação envolve a sugestão de pautas alinhadas aos interesses do público.
Nos momentos de crise, a assessoria é essencial para que a marca se posicione com clareza e responsabilidade, evitando danos à sua imagem e fortalecendo a confiança perante às pessoas. De acordo com ela, a presença da marca na mídia espontânea, por meio de matérias jornalísticas, é um dos principais fatores para consolidar a credibilidade da organização.

“Quando um porta-voz da empresa é citado ou entrevistado em um veículo relevante, a mensagem adquire maior autenticidade e credibilidade”, explica a Diretora.
Aliando visibilidade e confiabilidade, a assessoria de imprensa contribui para a construção de uma reputação sólida, tornando a empresa mais relevante e respeitada no mercado. Assim, ao investir em uma comunicação bem estruturada e pautada na transparência, as organizações impõem sua imagem e criam um diferencial competitivo sustentável ao longo do tempo.
Mais informações: https://abrh-pr.org.br/

